Chapecoense já é a primeira equipe rebaixada para a Série B
Time não tem mais como atingir a pontuação mínima para se manter na elite
O rebaixamento da Chapecoense era questão de tempo. Sua campanha muito ruim desde o início do Brasileiro já apontava para o descenso, o que de fato se concretizou nesse domingo (24), com a derrota para o Bahia por 3 a 0, fora de casa.
O resultado deixou a Chape com 13 pontos, em 28 jogos, um aproveitamento de 15,5%. Mesmo que vença as dez partidas restantes, alcançaria 43 pontos, o que não é suficiente para se manter na elite.
O time catarinense vai assim amargar seu segundo rebaixamento em três anos. Caiu para a Série B em 2019, quando ficou em 19º. Em 2020, conquistou o título da Segunda Divisão, mas neste ano tudo desandou de novo. A equipe só obteve uma vitória na competição e é a que mais perdeu: 17 vezes.
A crise técnica agrava a situação financeira do clube, que sofre ações trabalhistas de parentes das vítimas do voo que caiu na Colômbia em 2016, no qual 71 pessoas morreram – a maioria eram jogadores e outros funcionários da Chape, que vai se ver em 2022 privada de alguns milhões de reais que cabem a quem disputa a Série A.