Chuvas alagam gramado do Pacaembu e final masculina da Taça das Favelas é cancelada; veja imagens
Dilúvio na capital paulista impediu a realização da partida decisiva na tarde deste sábado; concessionária cita rompimento de tubulação que recebe contribuição de bairros vizinhos
Parte do gramado do estádio do Pacaembu ficou completamente encharcado neste sábado, 21, em consequência das fortes chuvas que atingem a cidade de São Paulo. A final masculina da Taça das Favelas precisou ser cancelada e as duas equipes, São Paulo e Espírito Santo, foram consideradas campeãs pela organização.
Segundo a Allegra, concessionária responsável pelo Pacaembu, uma tubulação de águas pluviais que recebe contribuição dos bairros vizinhos, localizada na alameda Leste do estádio, se rompeu devido à pressão das águas. Será conduzida uma apuração para determinar as causas desse refluxo.
Ainda de acordo com a Allegra, o trecho que ficou alagado não é acessado pelo público, mas espaços de apoio à operação ficaram prejudicados. O Estadão apurou que uma das hipóteses trabalhadas pela concessionária é de que houve uma obstrução na tubulação e, assim, a força da água acabou rachando parte da pista de atletismo e invadiu o campo.
O gramado ficou impraticável (veja imagens abaixo) para a realização da partida. Além disso, o local teve alta incidência de raios. Por orientação da Polícia Militar, os organizadores decidiram cancelar a decisão da competição, que seria disputada entre os times de São Paulo e Espírito Santo.
Olhem só a situação do Pacaembu por causa das fortes chuvas em São Paulo e virou uma cachoeira #TaçaDasFavelas pic.twitter.com/uEUxKsRzFH
— Allan (@limalblue) December 21, 2024
Final da Taça das Favelas Brasil, futebol feminino, Minas Gerais x Rio de Janeiro, água invadido o gramado do Mercado Livre Arena Pacaembu.
?: @sportv pic.twitter.com/8CdMxdZgtd
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) December 21, 2024
A final feminina foi muito prejudicada pelas chuvas. Com o campo alagado, o time do Rio de Janeiro venceu Minas Gerais pelo placar de 2 a 1 e levantou a taça. O gramado sintético do Pacaembu ficou cheio de lama. Já a pista de atletismo ao redor do campo virou um córrego. As estruturas do local não conseguiram escoar a água de maneira satisfatória.
O complexo do Pacaembu ainda passa por reformas. O estádio tem recebido testes antes da reinauguração oficial, que está prevista para o dia 25 de janeiro de 2025, na decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Confira a nota completa da concessionária do Pacaembu
Devido às fortes tempestades que caíram na zona central de São Paulo durante a tarde de hoje, a Final Nacional Masculina da Taça das Favelas, marcada para às 17h na Mercado Livre Arena Pacaembu, teve que ser cancelada; assim as duas equipes foram consideradas campeãs pela organização do torneio.
Uma tubulação de águas pluviais que recebe contribuição dos bairros vizinhos, localizada na alameda Leste do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, se rompeu devido à pressão das águas. Será conduzida uma apuração para determinar as causas desse refluxo.
Destacamos ainda que a alameda Leste é uma área que o público do Estádio não acessa, porém espaços de apoio à operação ficaram prejudicados.
Por isso, os envolvidos na organização do evento optaram em conjunto pelo cancelamento.
Reforçamos nossa compromisso com o projeto e trabalharemos imediatamente para o pronto funcionamento do complexo.
Atenciosamente,
Concessionária Allegra Pacaembu