Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clássico do Pacífico: Peru e Chile revivem rivalidade histórica na Copa América

Rivais na Copa América, países já fizeram guerra por territórios

21 jun 2024 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

Peru e Chile se enfrentam, nesta sexta-feira (21), pela primeira rodada do grupo A da Copa América. A bola rola às 21h, em Arlington (EUA), em mais um capítulo da histórica rivalidade entre os países. No conhecido 'Clássico do Pacífico', o duelo supera o âmbito esportivo.

Foto: Lance!

Peru x Chile dentro do campo

Dentro das quatro linhas, a vantagem é completamente chilena. Ao longo da história, foram 84 partidas disputadas, com 46 vitórias chilenas, 14 empates e 24 derrotas. No último encontro, nas eliminatórias da Copa do Mundo, vitória do Chile por 2 a 0, em Santiago.

Apesar da vantagem, o Peru levou a melhor em três dos últimos cinco jogos disputados, inclusive na Copa América de 2019. Com grande atuação de Guerrero, os peruanos venceram por 3 a 0 na Arena do Grêmio e passaram para a grande decisão da competição. O Peru ficou com o vice-campeonato.

Peru x Chile fora de campo

Se o primeiro encontro entre os países no futebol aconteceu na Copa América de 1935, o embate geopolítico é bem mais antigo. Entre 1879 e 1883, o exército do Chile entrou em confronto com o Peru. O motivo? O controle de uma parte do deserto do Atacama, rico em recursos minerais. Na época, o Chile, munido de capital britânico, explorava a região.

Com o aumento das taxas, a crise diplomática evoluiu até virar um combate militar, que a princípio nem envolvia o Peru, mas sim a Bolívia. Em 1879, o exército chileno tomou a cidade de Antofagasta, lar da Antofagasta Nitrate e Railway Company, que havia se recusado a pagar o novo imposto, estabelecido um ano antes, em 1878.

O início da guerra

Duas semanas depois da ocupação da cidade, os bolivianos declararam guerra, com o apoio do Peru, por conta de um tratado assinado entre os países em 1873. Ainda em 1879, os chilenos atacaram os peruanos e iniciaram a guerra. A aliança entre Peru e Bolívia, formalizada em 1873, foi um fator chave para a escalada do conflito.

Com mais material bélico, o Chile venceu as batalhas, tanto no mar quanto no ar. As batalhas navais, como a Batalha de Iquique e a Batalha de Angamos, foram decisivas para o controle do Pacífico. Em 1881, o Chile ocupou Lima, atual capital do Peru. Por fim, em 20 de outubro de 1883, os países assinaram o Tratado de Ancón e o Chile ficou com um pedaço do território do Peru, em Tarapacá. Além disso, a Bolívia perdeu seu litoral, tornando-se um país sem acesso ao mar.

Impactos duradouros

A guerra teve impactos duradouros na região, não apenas em termos territoriais, mas também em relações diplomáticas e econômicas. A vitória chilena consolidou sua posição como uma potência regional, enquanto o Peru e a Bolívia enfrentaram desafios significativos na recuperação pós-guerra.

Além disso, a rivalidade entre os países perdurou ao longo das décadas, influenciando até mesmo o clima das competições esportivas, como as partidas de futebol, onde o passado histórico muitas vezes se reflete na intensidade dos confrontos em campo.

Confira todas as informações que você precisa saber sobre o confronto entre Peru e Chile (onde assistir, horário, local e arbitragem).

✅ FICHA TÉCNICA

PERU X CHILE

COPA AMÉRICA - GRUPO A - 1ª RODADA

🗓️ Data e horário: sexta-feira, 21 de junho de 2024, às 21h

📍 Local: AT&T Stadium, em Arlington, no Texas (EUA)

📺 Onde assistir: Sportv

🟨 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BRA)

🚩 Assistentes: Bruno Pires (BRA e Bruno Boschilia (BRA)

📺 VAR: Rodolpho Toski Marques (BRA)

⚽ PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:

PERU (Técnico: Jorge Fossati)

Gallese; Callens, Abram e Zambrano; Advíncula, Cartagena, Castillo, Pena e Marcos López; Guerrero e Lapadula.

CHILE (Técnico: Ricardo Gareca)

Bravo; Mauricio Isla, Paulo Díaz, Maripán e Suazo; Erick Pulgar e Núñez; Valdés, Dávila e Alexis Sánchez; Eduardo Vargas.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade