Colômbia vence, deixa Paraguai em risco e Peru avança às quartas
A Colômbia encerrou a primeira fase da Copa América com 100% de aproveitamento. No Estádio da Fonte Nova, mesmo com uma formação alternativa, a já classificada seleção treinada por Carlos Queiroz bateu o Paraguai por 1 a 0 na tarde deste domingo. O Peru, de quebra, garantiu a passagem à próxima fase.
Com três vitórias, a Colômbia chega aos nove pontos ganhos e termina na liderança do Grupo A. Superado pela Argentina (4), o Paraguai (2) está em terceiro e, para seguir vivo, depende de um empate entre Equador (0) e Japão (1), que duelam às 20 horas (de Brasília) de segunda-feira, no Estádio do Mineirão.
O Jogo - Sem a vaga garantida na próxima fase, o Paraguai foi o primeiro a chegar ao ataque de forma consistente na Fonte Nova. Logo no começo da partida, o santista Derlis Gonzalez entrou na área pelo lado direito e chutou cruzado, mas o goleiro Montero defendeu.
Após escanteio cobrado pela Colômbia da esquerda, a bola tocou no braço de Derlis Gonzalez e houve pedido de pênalti, não atendido pelo árbitro peruano Victor Carrillo. Na sequência, a bola chegou ao outro lado da área e Falcao Garcia levou perigo ao tentar bicicleta.
A Colômbia conseguiu inaugurar o marcador na capital baiana aos 30 minutos do primeiro tempo. Após saída errada do Paraguai, Arias recebeu pela direita e tocou para Cuellar, que aproveitou a passividade da marcação e, mesmo sem ângulo, bateu entre as pernas de Gatito.
A Colômbia quase ampliou sua vantagem no começo da etapa complementar. Em nova saída errada do Paraguai, Cardona recebeu na área e bateu para defesa parcial de Gatito. Pouco depois de substituir Cuadrado, James Rodriguez não conseguiu se antecipar a Arzamendia no rebote.
Amplamente superior, a Colômbia chegou a marcar aos 23 minutos do segundo tempo. Da direita, James Rodriguez cruzou de trivela e Luis Diaz dominou sem ser incomodado antes de fuzilar Gatito. No entanto, ao rever o lance pelo VAR, o árbitro Victor Carrillo detectou toque no braço do autor do gol e anulou o lance.
Na tentativa de aumentar o poder de fogo de sua equipe, o técnico Eduardo Berizzo fez a última alteração e trocou Derlis Gonzalez por Oscar Romero. Nos acréscimos, o árbitro Victor Carillo deu pênalti de Gomez sobre Luis Diaz, mas voltou atrás após rever a jogada pelo VAR.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 x 0 PARAGUAI
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 23 de junho de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Victor H. Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Victor Raez (PER)
VAR: Anderson Daronco (BRA)
Cartões amarelos: Lucumi, Borja (COL); Arzamendia (PAR)
Gol:
COLÔMBIA: Cuellar, aos 30 minutos do 1º Tempo
COLÔMBIA: Montero; Arias, Cristian Zapata, Lucumi e Borja; Cuellar, Lerma e Cardona (Barrios); Cuadrado (James Rodriguez), Falcao Garcia (Duvan Zapata) e Luis Diaz
Técnico: Carlos Queiroz
PARAGUAI: Gatito Fernandez; Piris, Gomez, Alonso e Arzamendia; Richard Sanchez, Rodrigo Rojas (Iturbe), Derlis Gonzalez (Oscar Romero), Almiron e Matias Rojas (Cecilio Domínguez); Cardozo
Técnico: Eduardo Berizzo