Como Raphinha, do Barcelona, se tornou o melhor brasileiro do mundo e candidato à Bola de Ouro
Atacante apresenta nesta temporada números superiores aos últimos anos
Figurinha carimbada na seleção brasileira desde 2021, quando ainda atuava pelo Leeds, da Inglaterra, Raphinha não é nenhuma novidade. Por que, então, o atleta de 28 anos tem chamado tanta atenção agora, a ponto de ser apontado como o melhor jogador do País na atualidade e candidato à Bola de Ouro de melhor jogador do mundo?
O brasileiro Raphinha definitivamente alcançou um patamar superior nas prateleiras do futebol mundial nesta temporada: se já era uma peça importante no Barcelona desde que chegou à Espanha, no meio de 2022, a partir de 2024 ele conquistou com seu ótimo desempenho o papel de protagonista da equipe catalã.
No primeiro ano no Barcelona, o reforço de 58 milhões de euros (cerca de R$ 316 milhões à cotação da época) somou 2.925 minutos em campo ao longo de 50 jogos pelo novo time, com dez gols e 12 assistências anotados. Sagrou-se campeão espanhol.
Na segunda temporada, o brasileiro foi atrapalhado por problemas musculares e teve menos minutos em ação (1.950 minutos em 38 jogos), com desempenho semelhante ao do ano anterior (dez gols e 13 assistências).
Temporada incrível
Em 2024/25, os números de Raphinha deram um salto. Com pouco mais de metade da temporada disputada, o atacante já soma 22 gols e 11 assistências em 30 partidas (e 2.477 minutos) em campo. O Barcelona aparece na terceira posição do Espanhol (sete pontos atrás do Real Madrid) e tem a segunda melhor campanha da primeira fase da Champions League (três pontos atrás do Liverpool, que venceu todos seus jogos).
Seu desempenho na heróica vitória por 5 a 4 sobre o Benfica, na última terça-feira, pela Champions, foi mais uma mostra do alto nível alcançado pelo brasileiro. Ele marcou dois gols no segundo tempo do jogo, em Lisboa, inclusive o quinto, no último lance da partida, virando uma partida que era perdida por 4 a 2 até os 33 do segundo tempo. Atuação que levou tanto o jornal catalão Mundo Deportivo quanto o periódico madrilenho Marca a citar Raphinha como um dos favoritos à premiação do melhor jogador do mundo.