Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça Kadir, atacante da Portuguesa que nasceu na periferia do Panamá e enfrenta o Corinthians

6 out 2023 - 06h22
Compartilhar
Exibir comentários

O atacante Yavir Kadir, da Portuguesa, não tem uma história qualquer. O jovem, titular da equipe sub-20 da Lusa, nasceu na periferia do Panamá e chegou ao Brasil em 2021, em busca de conquistar seu espaço no país do futebol. O garoto deve ser titular no confronto contra o Corinthians, nesta sexta-feira, pelo Campeonato Paulista sub-20.

Foto: ( Divulgação) / Gazeta Esportiva

Kadir não teve uma infância fácil em Colón, no Panamá. Nascido na periferia, o garoto foi abandonado pelo pai quando tinha 10 anos e foi criado pela mãe, que teve a tarefa de não deixar o filho ir para o caminho do crime. O futebol acabou virando o escape do garoto, que abandonou os estudos para ter foco integral no esporte.

"Meus primeiros passos no mundo da bola foram através da minha mãe, a gente morava em uma quebrada e, para sobreviver, eu tinha que escolher entre isso ou o crime. Minha mãe me guiou para o caminho certo e escolhi o futebol", comentou Kadir em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

O garoto então começou a jogar em um projeto no Panamá, onde foi descoberto por Rubens, seu empresário atual. O profissional tinha um plano no país no qual observava jovens talentos e levava para fazer testes no Grêmio. Com 18 anos, Kadir foi apresentado e fez testes no clube gaúcho, mas, por questões burocráticas, acabou não ficando no Tricolor.

Outro acontecimento acabou abalando Kadir, que foi a perda da mãe um ano antes de desembarcar no Brasil. O atacante perdeu a sua principal torcedora e chegou até a pensar em desistir de seu sonho, mas suas três irmãs o convenceram a seguir em frente.

"O teste no Grêmio aconteceu em 2021 e foi bem difícil para mim, porque fazia um ano que estava parado, infelizmente minha mãe morreu e estava abalado, não tinha cabeça. Com apoio de minhas irmãs e do meu empresário, vim para cá (Brasil). Não conseguimos seguir no Grêmio por uma questão de documentação, essas coisas, mas foi isso", comentou Kadir, que logo depois foi para o Rondonópolis, do Mato Grosso.

"Se não me engano foram três meses (no Rondonópolis). Em parte foi bom, aprendi a me virar sozinho e não tive muito apoio porque não sabia falar tão bem nos primeiros meses. Meu empresário estava comigo mas infelizmente ele foi embora. Tive que me virar sozinho e foi difícil. Mas foi legal por ter tido essa independência", disse.

Logo depois, Kadir se transferiu para a Portuguesa, para compor a equipe sub-20. Após um 2022 com poucas oportunidades, o jogador se firmou em 2023 como um dos destaques da Lusa.

"Para mim é uma honra vestir essa camisa. Quando cheguei aqui, foi um período de adaptação difícil, mas todo dia treinando, me dedicando, as coisas passaram a ser mais fáceis. Infelizmente não fui titular ano passado, o Paraíso estava em uma grande fase. Esse ano as coisas estão andando e estou aproveitando as oportunidades", disse o jogador que possui nove gols em 21 jogos na temporada.

Kadir vem atuando como atacante de referência, mas acredita que pode ocupar outros setores do ataque. "Eu me acho um jogador rápido, forte, briguento, aguerrido. Não gosto de perder e acredito que cada vez mais aprendo com meus erros dentro do campo. O professor sempre me incentiva a jogar de 9, características que ele gosta. Mas acho que posso jogar por fora, pela beirada, eu gosto de ter a bola no pé, mas infelizmente o time não joga assim e estou aqui para cumprir as ordens do professor", comentou.

O atacante tem em Cristiano Ronaldo sua principal inspiração. Não só pelos gols, mas por conta alimentação de um dos maiores atletas da história. "Nós dependemos do corpo. Acho que esse é meu estilo, me alimentar bem para corresponder bem dentro de campo", disse o jovem, que afirma que tem o desejo de fazer história na Portuguesa antes de, quem sabe, atuar no exterior. "Quero fazer história na Lusa, foi o time que me acolheu. Gostaria de jogar lá fora, mas primeiro meu foco é fazer história aqui."

A tendência é que Kadir seja titular nesta sexta-feira, contra o Corinthians, pela penúltima rodada da terceira fase do Campeonato Paulista sub-20. As equipes se enfrentam no Canindé, e um simples empate elimina o Timãozinho da competição.

Enquanto a Lusa está na segunda colocação do grupo 23, com sete pontos, o Corinthians é o lanterna, com uma unidade.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade