Conselho da CBF gera insatisfação no Sul e Nordeste
A criação do Conselho de Craques da CBF, anunciado nessa terça (9), na posse do novo presidente da entidade, Rogério Caboclo, provocou mal-estar e reclamações de vários dirigentes de futebol notadamente das regiões Sul e Nordeste – locais que concentram grandes clubes nacionais. Isso porque a CBF optou pela presença de ex-jogadores e ex-técnicos que fizeram carreira basicamente em São Paulo e no Rio.
"Um conselho com grandes nomes do futebol brasileiro não ter ninguém que se destacou no Sul, no Nordeste e mesmo no Norte e Centro-Oeste do País; isso é a 'paulistização' em marcha da CBF. Nada contra os escolhidos, mas é uma grande discriminação com os outros centros do futebol", disse ao Terra o presidente de um federação do Nordeste.
Outro dirigente da mesma região acredita que Rogério Caboclo ainda poderá "reparar o equívoco" da formação do grupo de notáveis.
"Parece que o futebol brasileiro só produz e difunde valores se eles passam pelo Rio e principalmente por São Paulo. Essa é a ideia que se passa com a composição do Conselho de Craques", reagiu. "Espero que prevaleça o bom senso e isso seja reavaliado".
Um vice-presidente de uma federação do Sul, também em contato com a reportagem do Terra e, assim como os demais, pedindo que seu nome não fosse divulgado, declarou que acha inconcebível não se agrupar no conselho pelo menos um representante da região “que tenha feito sucesso em Grêmio, Internacional, Athletico ou Coritiba”, “só para citar quatro clubes”. “Foi um erro lamentável. Não tem desculpa.”
O Conselho de Craques se reunirá periodicamente para discutir medidas que ajudem no desenvolvimento do futebol do País.
Veja sua composição, com 11 integrantes:
Cafu – Despontou no São Paulo e ganhou fama no Palmeiras, Roma e Milan, e, claro, com a Seleção brasileira;
Ricardo Rocha – Outro que se projetou no São Paulo e fez sucesso ainda no Real Madrid e Vasco;
Jairzinho – Sua carreira está toda associada ao Botafogo e à Seleção;
Careca – Ídolo do Guarani, também se destacou no São Paulo e no Napoli;
Muricy Ramalho – Como técnico, conseguiu a façanha de conquistar o tricampeonato brasileiro pelo São Paulo (2006/2007/2008). Ainda ganhou um Brasileiro pelo Flu (2010) e a Libertadores pelo Santos (2011), entre outros títulos;
Carlos Alberto Parreira – Campeão da Copa do Mundo em 1994, coleciona títulos importantes como treinador: o Brasileiro pelo Fluminense (1984) e a Copa do Brasil, pelo Corinthians (2002), entre outros;
Zinho – Construiu sua vida profissional de sucesso graças às suas atuações jogando pelo Flamengo e Palmeiras;
Gilberto Silva – Destacou-se no Atlético-MG e no Arsenal, da Inglaterra;
Juninho Paulista – Brilhou no São Paulo e no Vasco;
Pretinha e Michael Jackson – Representantes do futebol feminino.