Abidal acompanha Ribéry e anuncia aposentadoria da seleção francesa
A seleção francesa perde grandes personagens de sua história nesta semana. Após Franck Ribéry anunciar aposentadoria dos Azuis, Eric Abidal acompanha o atacante e também dá adeus ao time nacional. O zagueiro de 34 anos revelou sua decisão à rádio catalã RAC1.
"Já é tempo de fechar esta porta", revelou o zagueiro. "Fiquei desapontado por não estar na Copa do Mundo porque queria dar adeus com boas atuações. Lutei tanto até hoje porque queria me despedir em um Mundial, mas não foi possível", lamenta o francês, referindo-se às batalhas travadas contra o câncer.
Abidal defendeu a seleção francesa 67 vezes desde seu debute contra a Bósnia em 2004 e foi um dos destaques dos Azuisna Copa do Mundo de 2006, quando a equipe foi vice-campeã. Sua última aparição pela equipe nacional foi na repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, no primeiro duelo contra a Ucrânia, em novembro. Na ocasião, a França acabou derrotada por 2 a 0 e só foi ao Mundial por ter feito 3 a 0 na partida seguinte.Em 15 anos de carreira, o defensor vestiu começou sendo campeão nacional pelo Monaco e ainda passou pelo Lille antes de voltar a levantar o Campeonato Francês quatro vezes pelo Lyon. Chegou ao auge da carreira nas seis temporadas que defendeu o Barcelona, nas quais foi tetracampeão espanhol, além de ter vencido duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes.
Em 2011, passou por cirurgia para retirar um tumor no fígado, recuperou-se e voltou a jogar, mas voltou a ficar cerca de um ano de molho na temporada seguinte. Após retornar ao Monaco, Abidal acertou sua transação ao grego Olympiacos nesta janela de transferências.