'Baby' e David Moura perdem na semifinal e lutam pelo bronze no Mundial de Judô
Os pesos pesados David Moura e Rafael Silva, o 'Baby', perderam a oportunidade de fazer uma final 100% brasileira no Mundial de judô, neste sábado em Chelyabinsk, na Rússia, ao perder nas semifinais, mas ainda têm a oportunidade de conquistar a medalha de bronze.
Na revanche da final do ano passado, Rafael Silva, que ficou com a prata no ano passado, no Rio de Janeiro, nada pôde fazer contra o bicho papão do judô atual, o francês Teddy Riner, atual campeão olímpico e dono de seis títulos mundiais.
Riner precisou de menos de um minuto para vencer a luta, por estrangulamento. 'Baby' precisa se recuperar para buscar o bronze, contra o holandês Roy Meyer.
Já David Moura começou muito bem sua luta contra Ryu Shichinohe, ao aplicar um wazari, mas o japonês conseguiu empatar e garantiu a vaga na final por ippon, faltando 30 segundos para o fim.
Estreante em Mundiais, David lutará pelo bronze com um atleta da casa, o russo Renat Saidov.
No feminino, Maria Suelen Altheman, que ficou com a prata no ano passado, irá em busca do ouro na categoria até 78 kg. Ela tentará dar o troco na cubana Idalys Ortiz na reedição da final da última edição.
Rochele Nunes, que luta na mesma categoria, foi eliminada logo na estreia pela turca Gulsah Kocaturk.
Na categoria acima de 100 kg, Luciano Corrêa (até 100 kg), campeão mundial no Rio de Janeiro em 2007 e medalhista de bronze em Cairo-2005, foi eliminado logo na segunda luta pelo tcheco Lukas Krpalek, número um do mundo.
O Brasil subiu duas vezes ao pódio na Rússia, na terça-feira, com a medalha de bronze de Érika Miranda na categoria até 52 kg e na sexta-feira, com o ouro de Mayra Aguiar (até 78 kg).