Cabo Verde e Senegal vencem e se garantem na fase final das Eliminatórias
As seleções de Cabo Verde e Senegal garantiram vaga na fase final das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014, com as vitórias obtidas neste sábado sobre Tunísia e Uganda, respectivamente.
A classificação cabo-verdiana foi uma das mais emocionantes da competição, já que a seleção entrou em campo precisando de vitória fora de casa para ficar com o primeiro lugar do grupo B. Na cidade de Rades, Platini e Nhuck, garantiram o 2 a 0. Com o resultado, Cabo Verde chegou aos 12 pontos, um a frente dos tunisianos. Ainda pela mesma chave, Serra Leoa bateu Guiné Equatorial por 3 a 2, em duelo de eliminados.
No grupo J, Senegal tinha a vantagem do empate e não vacilou. Em duelo disputado na cidade marroquina de Marrakesh, bateu Uganda por 1 a 0, com gol de Sadio Mane, aos 39 minutos do segundo tempo. O resultado fez a seleção chegar aos 12 pontos, quatro a frente dos rivais. Mais cedo, pela mesma chave, também em confronto de seleções que não tinham chances de classificação, Angola bateu a Libéria por 4 a 1.
As duas seleções classificadas se juntam a Etiópia, Burkina Fasso e Nigéria, que também garantiram vaga hoje, além de Costa do Marfim, Egito, Argélia e Gana, previamente garantidas na fase final. A última das 10 vagas ainda em aberto é a do grupo I. Neste domingo, Camarões e Líbia duelam em Yaoundé, e quem vencer estará classificada. Em caso de empate, os donos da casa carimbam sua passagem de fase.
A fase final será realizada em sistema mata-mata, com os vencedores de cada uma das cinco séries eliminatórias se classificando para o Mundial do Brasil.