"Carrasco" Ghiggia diz que capitão do Maracanazo era brasileiro
Obdulio Varela é um dos maiores jogadores da história do Uruguai e foi o responsável por levantar a taça da Copa do Mundo de 1950, vencida após triunfo sobre o Brasil em pleno Maracanã. O capitão do Maracanzo, entretanto, seria brasileiro. Pelo menos é o que afirma Alcides Ghiggia, o carrasco daquela final.
"Obdulio era brasileiro. Quando jogava no Wanderers falava português. Muita gente não vai acreditar. Quando o conheci e começava a jogar futebol, se notava que era brasileiro. A maneira de falar...", disse Ghiggia, autor do gol do título do Mundial de 1950, em entrevista a estudantes.
Conhecido como "Chefe Negro", Varela morreu em 1996 aos 78 anos. O meio-campista fez sua carreira no Uruguai, passando por Deportivo Juventud, Montevidéu Wanderers e Peñarol. Além de 1950, ele disputou a Copa de 1954, em que a equipe sul-americana terminou no quarto lugar.
Não será fácil comprovar a alegação de Ghiggia. Além de Varela já ter morrido há 17 anos, o carrasco do Maracanazo é o único jogador campeão de 1950 ainda vivo.