Com dois de Muller, Alemanha estreia com vitória nas eliminatórias para a Eurocopa
A Alemanha, atual campeã do mundo, venceu com surpreendente dificuldade a Escócia, neste domingo na estreia nas eliminatórias para a Eurocopa, graças aos dois gols de Tomas Muller.
O atacante do Bayern de Munique abriu o placar aos 18 minutos de jogo e colocou a 'Mannschaft' novamente em vantagem aos 25 do segundo tempo, quatro minutos depois de Ikechi Anya empatar para a Escócia.
Para o confronto, o técnico Joachim Low escalou o herói da final contra a Argentina, o jovem Mario Gotze, ao lado de Andre Schurrle e Muller.
No primeiro gol, Muller, artilheiro da Alemanha no Mundial com cinco gols, apareceu na área para mandar para o gol de cabeça um bom cruzamento de Sebastian Rudy, dando a impressão de que a partida seria mais um passeio para os campeões do mundo.
Rudy, aliás, teve a dura missão de substituir o capitão do tetra alemão, o lateral Philipp Lahm, que se aposentou após a Copa, e teve um início promissor.
Os escoceses não se abateram e mantiveram uma firma marcação no próprio campo, jogando por uma bola no contra-ataque, e ela veio aos 21 minutos do segundo tempo.
Após uma roubada de bola, Anya, no limite do impedimento, chutou colocado, tirando do goleiro Manuel Neuer para empatar a partida.
A alegria escocesa durou pouco. Logo em seguida, após um bate e rebate na área, Muller colocou os alemães definitivamente à frente do placar.
O ponto negativo da noite para a Alemanha foi a lesão de Marco Reus, que nos acréscimos da partida acabou machucando o mesmo tornozelo que o tirou da Copa do Mundo no Brasil.
"Não parece tão grave como a lesão de antes do Mundial, mas temos que esperar os exames", anunciou o técnico alemão, Joachim Low.
Com a vitória, a Alemanha, cabeça de chave do Grupo D, chegou aos mesmos três pontos de Irlanda e Polônia, que venceram neste domingo Geórgia (2-1) e Gibraltar (7-0), respectivamente.
Os poloneses aproveitaram o confronto contra o ingênuo Gibraltar para fazer chover gols. O atacante do Bayern de Munique Robert Lewandowski fez quatro, Kamil Grosicki anotou duas vezes e Lukas Szukala também deixou o dele.
A surpresa deste domingo nas eliminatórias foi a derrota de Portugal em casa para a modesta Albânia por 1 a 0, pelo Grupo I.
Sem poder contar com o craque Cristiano Ronaldo, lesionado, o técnico Paulo Bento, que não passou da fase de grupos com os lusos na Copa do Mundo no Brasil, escalou o jovem André Gomes no meio e Eder como centro-avante.
A Albânia, porém, conquistou um resultado histórico ao derrotar os portugueses fora de casa com um golaço de Bekim Balaj.
Aos 7 minutos do segundo tempo, o atacante do Slavia Praga recebeu na marca do pênalti, saiu da marcação de Pepe e acertou um lindo voleio.
"Tivemos um problema de eficiência, quando eramos considerados favoritos. tínhamos que ter pelo menos arrancado um empate. Começamos a competição mal, mas temos que levantar a cabeça e nos recuperarmos para ganhar o grupo", analisou o técnico português.
Mais cedo, pelo mesmo Grupo I, a Dinamarca estreou com uma suada vitória sobre a Armênia por 2 a 1 em Copenhague.
Os dinamarqueses venceram com gols de Hojbjerg e Kahlenberg. Mkhitaryan, destaque do Borussia Dortmund, descontou para os armênios.
No Grupo F, um dos mais parelhos das eliminatórias, a partida deste domingo entre Grécia e Romênia parecia um duelo entre favoritos.
Quem acabou se dando bem foram os romenos, que viajaram a Pireu e venceram os gregos por 1 a 0, gol de Ciprian Marica, jogador do Getafe espanhol.
Já as Ilhas Faroe sentiram o gostinho de ficar em vantagem no placar, algo que não costumam ter com frequência, após abrir o marcador contra a Finlândia, mas acabaram sofrendo a virada e perdendo por 3 a 1.
Também pelo Grupo F, a Irlanda do Norte venceu a Hungria em Budapeste por 2 a 1.
A Eurocopa-2016 será disputada na França e 23 vagas serão distribuídas nas eliminatórias. A seleção anfitriã já está classificada.