Contra a Copa, manifestantes organizam show e discursos em Porto Alegre
Cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação contra a Copa do Mundo, na noite desta sexta-feira, em Porto Alegre. Desta vez, ao invés de uma caminhada, o grupo preferiu organizar um show intercalado com discursos de representantes de movimentos ligados a minorias.
Com o slogan: “Fo... a Copa!”, os manifestantes se concentraram em frente ao Mercado Público da capital gaúcha. Integrantes da Frente Nacional dos Movimentos Quilombolas, dos afetados por obras da Copa, entre outros, gritavam no microfone palavras de ordem, acusando a grande mídia de criminalizar movimentos, referindo-se aos protestos contra o aumento da passagem de ônibus em diversas cidades brasileiras.
“Contra o estado de exceção e contra a criminalização dos movimentos sociais”, discursos que culpavam o grande capital de promover mudanças na América Latina, e acusações de violência policial, faziam parte dos discursos intercalados com músicas tocadas por uma banda em uma espécie de palco que foi montado no local.
Por temores de que o cenário pudesse se transformar no que se viu na noite de quinta-feira nas ruas de Porto Alegre, onde ocorreram várias depredações e pichações, a Polícia Militar reuniu homens ao redor de um canteiro de obras, onde podiam ser encontrados tijolos e paralelepípedos.