Copa aumenta movimento em 30% nos bares de Curitiba
A vinda da Copa do Mundo a Curitiba começa a mostrar sinais de otimismo. No último dia da capital paranaense na competição, no jogo desta quinta-feira entre Argélia e Rússia, às 17h (de Brasília), na Arena da Baixada, um número já indica um aumento considerável em um dos setores.
Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol
Com a chegada dos turistas estrangeiros e nacionais, os restaurante e bares da cidade tiveram uma presença de 30% a mais que o período que antecedeu o Mundial. “O perfil do público que veio a Curitiba, predominantemente jovens, também contribuiu para isso”, disse Marcelo Woellner Pereira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Paraná (Abrasel-PR).
Apesar de ter apenas quatro jogos na Arena, a animação causada pelo restante das partidas durante o torneio vem levando um maior público aos bares e movimentado a economia. Dono de um bar no Alto da XV, o proprietário Délio Canabrava comenta que a Copa mudou o lucro em um mês geralmente complicado.
“Em junho, o movimento costuma ser fraco. Mas, com a Copa, temos gente todos os dias, desde a hora do almoço, seja para ver o jogo, para comentar, ou comemorar”, conta o empresário, que disse ter recebido torcedores locais, além de australianos e norte-americanos.
Já Roberta Brandalize Machado, sócia-gestora de um bar aberto recentemente na Praça da Espanha, diz ter um aumento ainda maior da clientela nos dias dos jogos: 60%. Com funcionários falando outros idiomas, a presença de turistas cresceu. “Nas últimas semanas o local teve boa presença de estrangeiros, com destaque para os australianos”, comemora.