Chilenos viajam em carreata de 800 carros para ver a Copa
Inflamado pelo bom desempenho do Chile, torcedor desdenha seleção brasileira e craque Neymar: “Alexis Sanchez é melhor”
Não é segredo que os torcedores chilenos têm se mostrado um dos mais fanáticos dentro dos estádios da Copa, por vezes, infelizmente, protagonizando até episódios tristes, como a invasão do Maracanã. Eles, no entanto, também estão proporcionando momentos lindos, como o hino a plenos pulmões, e inusitados, como o grupo que veio de Santiago em uma carreata de 800 carros que está se deslocando pelo Brasil atrás da seleção chilena, que desta vez perdeu por 2 a 0 para o Holanda, em São Paulo.
“Demoramos cinco dias para ir da capital chilena até Cuiabá, para ver a estreia da nossa seleção”, conta um entusiasmado Guillermo Contreras. Esta verdadeira maré vermelha vem acompanhando o time nacional desde então, e todos eles foram até o Rio de Janeiro para assistir a mais um triunfo da seleção, contra a Espanha. Agora, os 800 automóveis chegaram a São Paulo para o jogo contra a Holanda. “Estacionamos todos os carros na região do Sambódromo”, diz Contreras.
Os longos deslocamentos têm sido temperados pelo desempenho surpreendente do time chileno, e Contreras esbanja confiança. “Hoje, quem tem futebol bonito é o Chile, e não o Brasil”, desdenha o torcedor, que ainda solta uma farpa em direção ao craque máximo brasileiro: “Alexis Sánchez é melhor do que Neymar, e só é reserva dele no Barcelona porque o brasileiro tem um marketing muito forte”.
O também chileno Juan Díaz não foi tão desdenhoso quanto Contreras, mas está igualmente confiante no desempenho do Chile, tanto que carrega uma vistosa réplica da Taça do Mundo, com a qual se deixava fotografar.
Trajando um chapéu de Condor –“é a ave símbolo do Chile”-, Díaz não se incomodou de posar ao lado de um holandês, com o qual dividiu a réplica por alguns instantes. “Não tem problema, a verdadeira vai ficar com o Chile”, afirma, cheio de confiança, o torcedor.