Croácia supera expulsão de Mandzukic, vence Islândia e vai à Copa
A Croácia conseguiu fazer seu dever de casa nesta terça-feira e, com um futebol ofensivo, apesar de atuar com um a menos na maior parte do tempo, venceu a Islândia por 2 a 0 e se classificou para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
O resultado deixou os croatas em vantagem no placar agregado da repescagem europeia das Eliminatórias para o Mundial, já que haviam empatado por 0 a 0 com os islandeses no confronto de ida, fora de casa. O triunfo por 2 a 0, portanto, leva a Croácia a mais uma Copa do Mundo.
Apesar de Mandzukic, principal jogador da equipe e esperança de gols croata, ter sido expulso logo no primeiro tempo, o time local não se abalou. O próprio Mandzukic, aliás, havia aberto ao placar pouco antes e feito a alegria da torcida que lotou o estádio para empurrar seu país para a Copa.
A Islândia esboçou uma reação após o cartão vermelho do rival, mas voltou desatenta para o segundo tempo e sofreu gol que praticamente enterrou suas esperanças de vitória. Darijo Srna aproveitou ataque pela direita para bater cruzado e surpreender a defesa islandesa, dando números finais ao placar.
A Croácia se tornou uma das últimas seleções a avançar para a disputa do Mundial do ano que vem, através da repescagem europeia. A Islândia, por sua vez, volta para casa e precisará esperar mais quatro anos para tentar disputar um Mundial pela primeira vez.