África do Sul perde de virada e dá adeus nas Eliminatórias para 2014
A seleção sul-africana de futebol deu adeus, neste domingo, ao sonho de disputar a Copa do Mundo de 2014. País-sede do Mundial de 2010, a equipe foi derrotada por 2 a 1 pela Etiópia fora de casa, em Addis Abeba, e não tem mais chances de classificação na segunda fase das Eliminatórias africanas. Os etíopes, com o resultado, estão classificados.
A Etiópia lidera o Grupo A da competição, com 13 pontos ganhos, e não pode mais ser ultrapassada. Apenas o primeiro colocado de cada um doz dez grupos avança à terceira fase, que será disputada em mata-mata. Nele, os cinco clubes que avançarem estarão classificados para a Copa do Mundo de 2010.
Com pouca tradição no futebol, a África do Sul já havia dado vexame no último Mundial, quando se tornou a primeira seleção de país-sede a não se classificar para as oitavas de final. O time era dirigido pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, atualmente coordenador técnico da Seleção Brasileira, trabalhando com Luiz Felipe Scolari.
Os africanos fizeram o primeiro gol do jogo aos 34min da etapa inicial, com Bernard Parker, mas antes do intervalo Getaneh Kebede empatou. O próprio Parker acabou definindo a derrota sul-africana, ao fazer gol contra em jogada área dos etíopoes - o objetivo era cortar um cruzamento. Com isso, encerraram-se as esperanças sul-africanas, iniciando a festa etíope.