Burkina Faso surpreende Congo e deixa disputa aberta no Grupo E
Depois de surpreender ao chegar à final da Copa Africana de Nações no início do ano, a seleção de Burkina Faso aprontou mais uma vez no continente. Jogando fora de casa diante do favorito - e líder do Grupo E - Congo, os vice-campeões africanos venceram por 1 a 0 e seguem vivos na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2014.
O gol da vitória saiu aos 38min do primeiro tempo no Estádio Municipal de Point Noire, graças ao atacante Aristide Bance, jogador do Augsburg, da Alemanha. Com o resultado, Burkina Faso chega aos nove pontos no Grupo E, apenas um atrás do líder Congo.
Na última rodada, agendada para o dia 6 de setembro, os congoleses precisam vencer Níger fora de casa para chegar à fase decisiva das Eliminatórias Africanas. Em caso de derrota dos líderes, Burkina Faso avança com uma vitória sobre Gabão, que bateu Níger por 4 a 1 com show do atacante Pierre-Emerick Aubameyang, do Saint-Etienne-FRA, que anotou três gols em cobranças de pênalti.
Quem também vacilou neste sábado foi a seleção da Zâmbia. Jogando em casa contra o então lanterna Sudão, os zâmbios apenas empataram em 1 a 1 e podem ter a liderança do grupo D tomada por Gana, que visita Lesoto neste domingo.
Confira os jogos deste sábado pela 5ª rodada das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo:
Botsuana 3 x 2 República Centro-Africana
Cabo Verde x Serra Leoa
Marrocos x Gâmbia
Zâmbia 1 x 1 Sudão
Congo 0 x 1 Burkina Fasso
Gabão 4 x 1 Níger
Uganda 2 x 1 Angola