Eliminatórias: Camarões bate Líbia e fica com última vaga em fase final
Em busca de uma vaga na próxima fase das Eliminatórias Africanas para Copa do Mundo de 2014, Camarões e Líbia mediram forças neste domingo, no Stade Omnisport Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé, em partida válida pela sexta rodada do Grupo I. E quem levou a melhor foi a seleção da casa, que triunfou por 1 a 0 e assegurou um lugar na sequência do torneio.
Contando com atletas conhecidos internacionalmente entre seus titulares, Camarões foi escalado pelo treinador Volker Finke com o centroavante Samuel Eto’o (Chelsea) e o volante Alex Song (Barcelona). Entretanto, quem balançou as redes foi o zagueiro Aurélien Chedjou (Galatasaray), aos 42min do primeiro tempo.
Com este resultado, os camaroneses chegaram aos 13 pontos na tabela de classificação e se mantiveram na primeira colocação do Grupo I, avançando à fase seguinte. A Líbia, que precisava triunfar em Yaoundé, encerrou sua participação na chave na vice-liderança, com nove pontos.
Ao fim desta fase, as dez seleções melhores colocadas em seus grupos avançaram para a fase decisiva, onde serão divididas em cinco chaves de dois, com confrontos mata-mata definindo os cinco classificados do continente africano para a Copa do Mundo de 2014. Etiópia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia, Senegal e Camarões estão garantidos na sequência.
Ao longo de sua história, Camarões participou de cinco edições da Copa do Mundo, sendo a última delas em 2002, na Coreia do Sul e Japão. A melhor campanha ocorreu em 1990, quando sucumbiu na prorrogação por 3 a 2 diante da Inglaterra nas quartas de final, ficando na sétima colocação.
Ficaram pelo caminho nesta fase das Eliminatórias seleções tradicionais como Marrocos, África do Sul e Tunísia, além da Zâmbia, campeã continental em 2012. O sorteio que definirá os cinco confrontos mata-mata da fase decisiva acontece no dia 16 de setembro. Os jogos de ida serão entre 11 e 15 de outubro. Já as voltas ocorrem entre 15 e 19 de novembro.