O técnico alemão Otto Pfister, que comandou a seleção de Camarões entre 2007 e 2009, disse nesta terça-feira que um dos maiores jogadores da história do país africano é uma "nulidade em tecnologia", por pensar apenas em futebol.
"Samuel Eto'o não sabe nem escrever uma mensagem de texto nem usar um computador portátil", disse treinador, 75 anos, atualmente à frente da seleção de Trinidad e Tobago. "Não é que falte conhecimento, mas não interessa a ele. Ele só pensa em futebol, e em como pode acrescentar ao futebol de seu país de origem", explicou Pfister.
Nesta segunda-feira, o jornal francês L'Equipe noticiou que o atacante do Chelsea anunciou a colegas que não defenderia mais a seleção de Camarões. Ele alegou problemas pessoais, mas teria um desentendimento com o treinador Volker Finke.
A seleção camaronesa terminou na liderança do Grupo I das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 e se classificou para a terceira fase.
A Copa do Mundo recebe alguns dos principais jogadores do planeta na atualidade. O Mundial de 2014, entretanto, não terá todos os astros presentes. Jogadores badalados como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Zlatan Ibrahimovic enfrentam dificuldades nas Eliminatórias e poderão não estar presente na competição que acontece no Brasil. Veja a seguir a situação complicada de alguns craques.
Foto: Getty Images
Depois de um tempo longe da seleção, Emmanuel Adebayor retornou ao time de Togo. O atacante do Tottenham, entretanto, não estará na Copa do Mundo. Sua equipe está na última colocação do Grupo I da segunda fase das Eliminatórias da África, com um empate e quatro derrotas em cinco partidas.
Foto: Getty Images
Herói do Corinthians no Mundial de Clubes, Paolo Guerrero é a principal esperança do Peru para conseguir voltar à Copa do Mundo pela primeira vez desde 1982. A situação por enquanto é incômoda. Os peruanos estão na sétima colocação da Eliminatória da América do Sul, com dois pontos a menos que o Uruguai, que está na zona de classificação à repescagem.
Foto: Getty Images
A fase inconstante da seleção do Uruguai faz com que a atual campeã da Copa América esteja na zona de repescagem na Eliminatória da América do Sul a duras penasCom isso, Diego Forlán, atualmente no Internacional, tem dificuldades para retornar à Copa do Mundo. No último Mundial, o jogador foi escolhido como o melhor do torneio.
Foto: Getty Images
Principal contratação do Paris St. Germain para a temporada, Edinson Cavani é outro que pode não estar na Copa do Mundo por conta do momento ruim do Uruguai, o quinto colocado da Eliminatória da América do Sul, posição que garante a repescagem.
Foto: Getty Images
Apesar de viver temporada ruim em clubes - sem chances no PSG, foi negociado com o West Brom-, Diego Lugano tem seu status de capitão e líder do Uruguai mantidos. Ídolo da torcida do São Paulo, o defensor participou da Copa das Confederações, mas pode não retornar em 2014, já que sua equipe faz campanha irregular na Eliminatória da América do Sul.
Foto: Getty Images
Enquanto alterna futebol de alto nível com polêmicas com a camisa do Liverpool, Luís Suárez corre o risco de não voltar à Copa do Mundo com o Uruguai. Em 2010, o atacante protagonizou um dos momentos mais emocionantes do Mundial da África do Sul, ao evitar nos acréscimos gol de Gana que eliminaria sua equipe nas quartas de final usando o braço. Suárez foi expulso, mas Gyan desperdiçou o pênalti. Nas cobranças alternadas, a equipe uruguaia conseguiu sua vaga à semifinal.
Foto: Getty Images
Gareth Bale foi para muitos o melhor jogador da última edição do Campeonato Inglês por conta de suas grandes atuações com a camisa do Tottenham. Pelo País de Gales, entretanto, a situação é mais difícil. Sua seleção está a 13 pontos de distância em relação ao líder do Grupo A, a Bélgica, enquanto a Croácia é quem mantém a luta pela ponta da chave na Eliminatória da Europa.
Foto: Getty Images
Um dos destaques do Borussia Dortmund, Jakub Blaszczykowski, mais conhecido pelo apelido de "Kuba", é a esperança criativa da Polônia, que não consegue fazer boa campanha na Eliminatória da Europa. Sua equipe está na quarta colocação do Grupo H, que conta com Montenegro, Inglaterra e Ucrânia lutando pelas duas primeiras posições.
Foto: Getty Images
O matador do Borussia Dortmund foi decisivo na semifinal da Liga dos Campeões, ao marcar quatro vezes no mesmo jogo contra o Real Madrid, mas pode não vir à Copa do Mundo. O centroavante Robert Lewandowski não repete o mesmo desempenho com a camisa da Polônia na Eliminatória da Europa: são dois gols em seis jogos.
Foto: Getty Images
Um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, Cristiano Ronaldo faz o que pode com a camisa de Portugal para levar seu time a mais uma Copa do Mundo. Para isto, será necessário superar Rússia e Israel, que brigam duro pelas duas primeiras posições do Grupo F da Eliminatória da Europa. Os portugueses lideram com dois pontos de vantagem, mas dois jogos a mais em relação aos russos.
Foto: Getty Images
Centroavante talentoso e polêmico, Zlatan Ibrahimovic faz seus gols atualmente com a camisa do Paris St. Germain. O centroavante participou da Copa do Mundo em 2002 e 2006, mas se não quiser repetir a ausência que enfrentou no Mundial da África do Sul, terá que lutar pela segunda vaga do Grupo C. A Alemanha lidera a chave com sobras, enquanto Áustria, Suécia e Irlanda estão empatados com oito pontos.
Foto: Getty Images
Um dos destaques do Napoli, o meia Marek Hamsik participou da última Copa do Mundo, a primeira vez que sua Eslováquia se classificou ao Mundial, mas será difícil repetir a dose. Sua seleção está na terceira posição do Grupo G da Eliminatória da Europa, atrás da líder Bósnia e Herzegovina e da Grécia, que tem quatro pontos de vantagem na segunda colocação.
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/eliminatorias-copa-2014/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/eliminatorias-copa-2014/iframe.htm">veja o infográfico</a>