Argentina joga mal, mas empata com Peru e mantém liderança
Longe de ter uma boa atuação nesta terça-feira, a seleção da Argentina ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Peru, fora de casa. O resultado pelo menos serviu para manter o time de Messi e companhia na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Já os peruanos seguem longe do G-4, na sétima posição, com apenas sete pontos conquistados.
O jogo poderia ter começado péssimo para a Argentina. Afinal, com apenas 2min de jogo, o juiz já marcou pênalti de Di María em Farfán. Porém, Pizarro chutou mal, e o goleiro Romero conseguiu espalmar a cobrança. Era uma oportunidade que o Peru não poderia ter perdido, mas o time da casa não se abalou por isso.
A Argentina teve dificuldades para se impôr em campo e viu o placar ser enfim aberto pelos peruanos aos 21min, após uma jogada que pode ter sido ensaiada: após cobrar falta no meio-campo com um toque para o lado, Cruzado avançou sozinho pela direita e recebeu o lançamento. A defesa da Argentina não acompanhou a jogada e permitiu que Zambrano recebesse o passe rasteiro na pequena área e finalizasse para o gol.
Mas aos poucos a Argentina começou a se encontrar no jogo e ter mais posse de bola. Por isso, aos 36min, saiu o gol do empate: após longo lançamento de Federico Fernández, Lavezzi recebeu já na área e tocou para Higuaín, que chutou forte e rasteiro para balançar a rede e deixar tudo igual.
Após irem para os vestiários empatados, os times voltaram para o segundo tempo dispostos a balançar as redes. E por pouco não conseguiram: primeiro Lavezzi ficou de frente para o goleiro e chutou cruzado, mas Fernández espalmou. Depois foi a vez do corintiano Ramírez chutar com estilo e acertar caprichosamente a trave defendida por Romero.
O empolgante segundo tempo só esfriou aos 11min, quando Gago deu um susto em campo: ele sofreu dura falta, caiu em campo desacordado e parou o jogo por três minutos. O argentino pareceu estar melhor quando saiu de maca, com proteção no pescoço e substituído por Guiñazu, do Internacional.
Depois disso, o Peru continuou a crescer na partida e criou chances de gol, mas finalizou mal. Preocupada com melhora dos mandantes, Sabella chegou a recuar a Argentina, com a entrada do meio-campista Enzo Pérez no lugar de Lavezzi, e isso bastou para manter a igualdade no placar até o fim do jogo.
Veja todos resultados da rodada nas Eliminatórias Sul-Americanas:
Chile 1 x 3 Colômbia
Uruguai 1 x 1 Equador
Paraguai 0 x 2 Venezuela
Peru 1 x 1 Argentina
Ficha técnica
PERU 1 x 1 ARGENTINA
Gols
PERU:
Zambrano, aos 21min do 1º tempo
ARGENTINA:
Higuaín, aos 36min do 1º tempo
PERU: Raúl Fernández; Advíncula, Zambrano, Alberto Rodríguez e Yotún; Lobatón (Ballón), Luis Ramírez (Paolo Guerrero) e Cruzado; Farfán, André Carrillo (Paolo Hurtado) e Claudio Pizarro
Treinador: Sergio Markarián
ARGENTINA:Sergio Romero; Campagnaro, Fernández, Garay e Marcos Rojo; Mascherano, Gago (Guiñazú) e Lavezzi (Enzo Pérez); Lionel Messi, Di Maria (Maxi Rodríguez) e Higuaín
Treinador: Alejandro Sabella
Cartões amarelos
PERU: Advincula, Lobatón e Pizarro
ARGENTINA: Hugo Campagnaro e Di Maria
Árbitro
Wilmar Roldán
Local
Estádio Nacional do Perú, em Lima