Uruguai pressiona no fim, mas não sai do empate com Equador
Depois de ser goleado pela Colômbia em Barranquilla, o Uruguai encarou nesta terça-feira o equador no Estádio Centenário de Montevidéu buscando se se recuperar da pesada derrota sofrida na última sexta-feira. Em uma partida aberta, a seleção da casa buscou o empate com o Equador por 1 a 1 em duelo válido pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Caicedo, de pênalti, e Cavani fizeram os gols do jogo.
O resultado leva o Uruguai aos 12 pontos, que fazem os comandados de Oscar Tabárez tomarem a quarta colocação da tabela do Chile pelo saldo de gols. O Equador foi aos 13, empatando com a Argentina e Colômbia, sem sair da terceira posição.
Na 9ª rodada, o Uruguai vai a Argentina encarar os comandados de Alejando Sabella buscando a entrada nos quatro primeiros, classificados diretamente à Copa do Mundo de 2014. O Equador, por sua vez, recebe o Chile em casa. Ambos os jogos serão realizados no próximo dia 12 de outubro, com estádios a serem definidos.
O Equador saiu na frente logo aos 8min do primeiro tempo, com o centroavante Felipe Caicedo. O atacante da seleção visitante cobrou pênalti sofrido por ele mesmo após falta de Diego Lugano, e não desperdiçou a chance.
Atrás no marcador, o Uruguai tentou reagir abusando das jogadas pela ala direita, setor no qual Suárez e Forlán se revezavam em arrancadas rumo a linha de fundo. Com algumas oportunidades na bola parada, os donos da casa por pouco não igualaram o marcador aos 32min, com Álvaro Pereira.
O lateral ficou com a sobra de uma falta dentro da área, mas bateu torto de perna esquerda. A finalização acertou Cavani, que mesmo impedido não conseguiu desviar o chute para o fundo das redes.
O Uruguai chegou ficou ainda mais próximo do empate aos 42min, após jogada individual de Suárez, que se livrou de dois marcadores na meia-lua e tocou de cobertura sobre Domínguez. O travessão impediu que o maior nome da seleção da casa fizesse seu gol na etapa inaugural.
O Uruguai retornou dos vestiários para o segundo tempo com duas mudanças: Gargano e Gonzalez nos lugares de Arévalo e Álvaro Pereira. Com as substituições, Tabárez buscava soltar mais a equipe, que foi para cima dos equatorianos.
Aos 17min, o árbitro Carlos Amarilla teve seu momento de protagonista na partida, ao marcar uma simulação de Benítez em um contra-ataque. O veloz atacante equatoriano se chocou com Muslera, que saiu mal e foi driblado na jogada. Longe do lance, o juiz colombiano não assinalou pênalti e puniu Benítez com um cartão amarelo.
Toda a pressão Uruguaia surtiu efeito aos 22 min. Cristian Rodríguez avançou pela esquerda e cruzou baixo. Forlán dividiu com os zagueiros equatorianos e a bola sobrou para Cavani chutar de canhota, no contrapé de Domínguez, e igualar o placar.
Próximas na tabela, as seleções realizaram um final de jogo franco, durante o qual ambas as equipes ficaram próximas de fazer o gol da vitória. Muslera e Domínguez, porém, impediram que os ataques deixassem nova marca com grandes defesas. Valencia ainda foi expulso ao matar um contra-ataque uruguaio no último minuto.
Ficha técnica
URUGUAI 1 X 1 EQUADOR
Gols
URUGUAI: Cavani, aos 22min do segundo tempo
EQUADOR: Felipe Caicedo, aos 8min do primeiro tempo
URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Álvaro Pereira (Gonzalez); Diego Perez (Rodriguez), Arévalo Rios (Gargano) e Gaston Ramirez; Forlán, Cavani e Suárez
Treinador: Oscar Tabárez
EQUADOR: Domínguez; Reasco, Erazo, Campos e Ayovi; Minta, Castillo, Saritama (Ibarra) e Valencia; Benítez (Achilier) e Caicedo (Ayoví)
Treinador: Reinaldo Rueda
Cartões amarelos
URUGUAI: Diego Lugano, Álvaro Pereira, Suárez, Ramirez
EQUADOR: Minda, Domínguez, Campos, Valencia, Benítez
Cartões vermelhos
EQUADOR: Valencia
Árbitro
Carlos Amarilla (Colômbia)
Local
Estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai)