Coreia do Sul vence Uzbequistão e fica a um empate de ir à Copa
Em confronto decisivo por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, a Coreia do Sul venceu a seleção do Uzbequistão, por 1 a 0, e pode conseguir a classificação para o Mundial com um simples empate na última rodada da fase final. A vitória dos coreanos na capital Seul, que deixa a seleção em boa situação no Grupo 1, foi conquistada graças a um gol contra de Akmat Shorakhmedov.
O resultado mantém a Coreia do Sul na liderança, agora com 14 pontos, três a mais do que o vice-líder Uzbequistão. O terceiro colocado Irã, que enfrenta ainda nesta terça, em casa, o lanterna Líbano, tem 10 pontos. O Catar, quarto colocado, tem sete pontos e folga nesta rodada.
A última fase das Eliminatórias Asiáticas é dividida em dois grupos, com cinco times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificam diretamente para a Copa do Mundo. Os terceiros colocados de ambos os grupos disputam uma repescagem para saber qual país enfrentará o quinto das Eliminatórias da América do Sul por uma vaga no Mundial.
O único gol do jogo disputado em Seul nesta terça saiu aos 42min do primeiro tempo. Após levantamento na área, o defensor Akmat Shorakhmedov cabeceou contra o próprio gol, dando a vantagem para os donos da casa. Melhor em campo, a Coreia ainda pressionou na volta à segunda etapa para sacramentar a vitória, mas parou no goleiro adversário.
No fim do confronto, o Uzbequistão chegou a perder duas boas chances para empatar a partida. Já nos acréscimos, um torcedor invadiu o gramado e teve que ser contido pela equipe de segurança do estádio de Seul.
Em outro jogo do grupo, o Irã goleou o Líbano por 4 a 0, em casa, e também ficou bem próximo de conquistar a classificação para o Mundial de 2014.
Na última e decisiva rodada, a Coreia do Sul recebe o Irã, em duelo direto por uma vaga na Copa do Mundo. Um empate garantirá matematicamente os coreanos, mas pode também ser benéfico para o Irã, já que a equipe tem três gols a mais de saldo que a seleção uzbeque. O Uzbequistão, por sua vez, enfrenta o Catar, também em casa.