Costa do Marfim empata e se garante na Copa do Mundo de 2014
A Costa do Marfim garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2014, após empatar com Senegal, em 1 a 1, em partida realizada em Casablanca, no Marrocos, por conta de uma punição aos torcedores senegaleses que criaram tumultos nas Eliminatórias para a Copa da África, no ano passado. Como os marfinenses tinham vencido por 3 a 1 no jogo da ida, a igualdade bastou para a seleção liderada por Didier Drogba vir ao Brasil no próximo ano. É a terceira vez que a Costa do Marfim se classifica para um Mundial.
Jogo - Os marfinenses claramente vieram se defendendo, tentando não levar gols para garantir a vantagem do jogo de ida.
Apesar disso, Drogba teve as melhores chances da primeira etapa. Primeiro aos 13, quando fez um bonito lance e mandou por cima do gol, e depois aos 15, após limpar os defensores senegaleses e desperdiçar uma ótima oportunidade.
Os senegaleses pressionavam mas não conseguiam finalizar no gol da Costa do Marfim. Aos 33, após uma cobrança de falta, a bola sobrou para Papiss Cissé, que não conseguiu aproveitar o lance.
Com dois minutos do segundo tempo, Papiss Cissé ficou cara a cara com o goleiro Barry e chutou em cima, perdendo uma oportunidade íncrivel.
O jogo estava morno, apesar da pressão senegalesa. Aos 19 do segundo tempo, Ndoye chutou com efeito de longe e a bola passou caprichosamente do lado esquerdo do gol dos marfinenses.
Aos 30 minutos da segunda etapa, Drogba puxou Mane na área e o árbitro da partida marcou pênalti. Moussa Sow cobrou no cantinho e marcou o primeiro gol do jogo.
No último minuto da partida, Salomon Kalou aproveitou um contra-ataque, e recebeu livre para chutar no meio das pernas do goleiro e decretar o empate marfinense.