México atropela retranca da Nova Zelândia e se aproxima da vaga à Copa
A Nova Zelândia compareceu ao Estádio Azteca com a intenção de não sofrer gols para buscar a vaga à Copa do Mundo de 2014 em casa. Entretanto, o México desmontou a retranca da equipe da Oceania, goleou por 5 a 1 e ficou bem mais próximo de garantir presença no Mundial do Brasil.
Com o resultado, a equipe da América do Norte tem ampla vantagem na repescagem contra os neozelandeses e pode até ser derrotada por 3 a 0 que assegura vaga à Copa. O jogo de volta ocorre na próxima quarta, às 20h, em Wellington.
A vitória obtida na Cidade do México serve como alento após a péssima campanha mexicana nas Eliminatórias da Concacaf. A equipe terminou a última fase no quarto lugar e conseguiu presença na repescagem contra a Nova Zelândia por conta de vitória do arquirrival Estados Unidos sobre o Panamá na última rodada.
Contratado para disputar justamente o playoff, o técnico Miguel Herrera, ex-América, optou por uma estratégia arrojada: chamou somente jogadores que atuam no México, ignorando nomes badalados como Chicharito Hernández e Giovani dos Santos. Após atuações fracas nas Eliminatórias, a aposta de Herrera parece ter dado certo.
O México dominou o primeiro tempo contra a Nova Zelândia, sem deixar os oceânicos saírem do campo de defesa. O goleiro Glen Moss conseguiu adiar o primeiro gol mexicano com boas defesas, mas aos 32min o próprio arqueiro errou. Montes alçou bola na área e Aguilar aproveitou falha da defesa para marcar.
Oito minutos depois, novo gol. Peña aproveitou levantamento de Montes e tocou de cabeça para Jímenez escorar ao fundo das redes. Depois do intervalo, aos 3min, Peralta completou jogada de Layún e aumentou a vantagem da equipe da casa.
Com a boa diferença no placar, o México pôde fazer um segundo tempo mais tranquilo e ainda viu gols de Peralta, aos 35min, e Rafa Marquez, aos 39min. James descontou aos 40min, mas já era tarde para uma reação.