Fifa espera Arena Corinthians até abril e apela a Alá contra acidentes
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Costa do Sauípe, que espera a Arena Corinthians pronta até o dia 15 de abril. A data anunciada pelo chefe da entidade em um primeiro momento provocou confusão, já que fevereiro era trabalhado como tempo limite esperado para a conclusão das obras. Mais tarde, a Fifa disse que a data citada marcará o primeiro evento-teste do estádio, e não o fim da construção.
"Temos informações de que o estádio ficará pronto entre 14 e 15 de abril do ano que vem. Se trata de questão de confiança e não há plano B. O que se pode fazer é pedir a Deus, a Alá, que não haja mais nenhum acidente até a Copa do Mundo", disse o dirigente.
O acidente envolveu um guindaste, que se rompeu e danificou parte das arquibancadas. Dois operários morreram no desastre. A Arena Corinthians deveria ser entregue até o final de dezembro de 2013, mas o prazo se tornou inviável. Em contato com o Terra, a construtora Odebrecht confirmou a data fornecida por Blatter, com a ciência também do Comitê Organizador Local (COL).
O problema fez a Fifa, nesta quinta-feira, adotar pela primeira vez um discurso menos esperançoso em relação ao estádio. Ao mesmo tempo em que disse confiar na promessa de entrega até abril, Joseph Blatter afirmou que o único estádio "que não poderia ficar pronto é o de São Paulo". Mas negou plano B.
A frase de Blatter pedindo ajuda a Alá causou polêmica, mas o presidente disse que conta com trabalho além da sorte na preparação para a Copa do Mundo de 2014.
"Como você disse, estamos trabalhando junto sindicatos e a proteção dos trabalhadores está no topoç. A informação é que precisamos de sorte também. É uma pena que tenha sido mal entendido. Uma morte já é demais", afirmou.
Além do estádio de Itaquera, Fifa e Comitê Organizador Local (COL) veem maiores problemas com outras duas sedes: a Arena Pantanal, de Cuiabá, e a Arena da Baixada, de Curitiba, estão com suas obras atrasadas e devem ser entregues até fevereiro de 2014.