Final da Copa é o evento mais falado na história do Facebook
Partida final do Mundial gerou 280 milhões de interações na rede social
Durante a Copa do Mundo 2014, 350 milhões de pessoas usaram o Facebook para interagir sobre o evento, gerando 3 bilhões de posts, comentários e curtidas. Somente na partida final do campeonato, entre Alemanha e Argentina, 88 milhões de pessoas geraram 280 milhões de interações no domingo. O jogo se tornou o evento esportivo mais falado na história da rede social.
Os posts, curtidas e comentários da partida que garantiu o tetracampeonato à Alemanha teve interações principalmente dos Estados Unidos (10,5 milhões de pessoas), do Brasil (10 milhões), da Argentina (mais de 7 milhões) e da Alemanha (5 milhões). Das pessoas que usaram o Facebook para falar sobre a Copa, a maioria era homem de 18 a 24 anos de idade. Em seguida, vieram homens de 25 a 34 anos e mulheres de 18 a 24 anos.
O Brasil foi o país mais engajado na plataforma social durante a Copa. Do total de usuários brasileiros do Facebook, 57% interagiu na rede sobre o evento de 12 de junho a 13 de julho. Depois dele, vieram Costa Rica, Uruguai, Argentina e Maldivas.
O momento mais comentado do campeonato foi quando o jogador Sami Khedira marcou o quarto gol da Alemanha em sete minutos contra o Brasil, transformando o placar em 5 x 0 e deixando a seleção brasileira com chances mínimas de recuperar o jogo.
Jogadores
Neymar foi o jogador mais falado na rede social durante a Copa. Outros que ficaram entre os dez mais foram Lionel Messi (Argentina), Cristiano Ronaldo (Portugal), Luis Suárez (Uruguai), os brasileiros David Luiz, Hulk e Júlio César, Thomas Müller e Mesut Özil (Alemanha) e Arjen Robben (Holanda).
Neymar também foi o jogador que mais ganhou fãs no Facebook nesse período. Mais de 14,9 milhões de usuários curtiram a página dele. A selfie que Neymar postou junto com Thiago Silva foi o conteúdo que foi mais compartilhado e curtido na rede social.
Comercial
A audiência é crucial para companhias como o Facebook, que ganham dinheiro vendendo anúncios para interessados em alcançar os 1,28 bilhão de usuários ativos mensalmente. "Sabíamos que a Copa do Mundo seria grande, mas esse nível de engajamento é extraordinário", disse à Reuters Nick Grudin, diretor de parcerias de mídia global do Facebook. "Foi o maior nível de conversas sobre um único evento que já registramos."
O tráfego recorde do Facebook na Copa do Mundo sugere que a companhia está sendo cada vez mais usada como uma plataforma para discutir eventos em tempo real, um segmento no qual o microblog Twitter foi pioneiro. O uso difundido de celulares que tornaram as mídias sociais onipresentes ajuda a explicar os números recordes do Facebook.