Forlán perde pênalti, e Uruguai sofre para derrotar lanterna
Segunda colocada do ranking da Fifa, o Uruguai sofria com seca de vitórias em 2012 até este domingo. Em partida disputada no Estádio Centenário, o atual campeão da Copa América sofreu para derrotar o lanterna Peru por 4 a 2, pela sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014.
Em lance polêmico, Luís Suárez abriu o marcador aos 15min do primeiro tempo e se isolou com artilheiro das Eliminatórias da América do Sul com seis gols marcados. Ainda na etapa inicial, Maxi Pereira ampliou o marcador para os donos da casa, mas Godín - contra - e Guerrero igualaram o placar em Montevidéu.
Depois do empate peruano, os donos da casa tiveram a chance de voltar a comandar o marcador, mas Diego Forlán desperdiçou pênalti defendido pelo goleiro Penny. Porém, Cristian Rodríguez e Eguren completaram a vitória uruguaia por 4 a 2.
Depois de três empates em 2012, o Uruguai conquistou a primeira vitória no ano. E o triunfo fez com que a seleção assumisse a vice-liderança da chave sul-americana qualificatória para o Mundial com 11 pontos, um ponto atrás e um jogo a menos que o líder Chile. Já o Peru assumiu na rodada a última colocação das Eliminatórias e soma apenas três pontos.
O jogo
A partida começou com um lance confuso no Estádio Centenário. Aos 15min, Forlán cobrou escanteio da direita, Coates cabeceou e o atacante Luís Suárez desviou para o gol. O goleiro Penny falhou e o meio-campista Antonio González tentou desviar a bola e impedir que ela entrasse. O árbitro brasileiro Leandro Vuaden validou o gol para muitas reclamações dos atletas peruanos, que não ficaram convencidos que ela entrou inteira.
O estilo pragmático de defesas fortes do técnico uruguaio Sergio Markarian não tem surtido efeito na seleção peruana. Tanto que o segundo gol do Uruguai aconteceu em um erro do sistema defensivo do Peru. Suárez finalizou da entrada da área e o goleiro Penny novamente não conseguiu defender. Acompanhando a jogada, o lateral direito Maxi Pereira aproveitou o rebote e ampliou a vantagem para os donos da casa.
Enquanto os uruguaios deixavam o tempo correr para ir ao intervalo com a vantagem de dois gols, foi a vez do Peru aproveitar a desatenção da zaga adversária. Aos 19min, Yotún fez jogada pela esquerda e cruzou para a área. Godín tentou afastar, mas acabou desviando para a própria rede. É o segundo jogo consecutivo que o zagueiro faz gol contra. No último sábado, o defensor "marcou" o gol de empate para a Venezuela.
Com o experiente Lobatón no lugar de González, o Peru voltou mais ofensivo para a segunda etapa e precisou apenas de dois minutos para igualar o marcador em pleno Estádio Centenário. Advíncula cruzou da direita e o centroavante Guerrero se posicionou bem para cabecear a bola para o fundo das redes defendida pelo goleiro Muslera e buscou o empate após sair com dois gols de desvantagem.
A seleção uruguaia não teve tempo para sentir o baque do empate e teve grande chance para voltar a liderar o marcador. Aos 6min, Cavani se livrou de Guerrero na área e foi calçado pelo jogador peruano. O capitão Diego Forlán assumiu a responsabilidade e chutou forte no canto direito do goleiro Penny, que se redimiu das falhas nos dois primeiros gols do adversário e espalmou para escanteio.
E o técnico Óscar Tabárez mostrou ter estrela para os donos da casa conquistaram os três pontos na partida em casa. O treinador sacou o lateral esquerdo Álvaro Pereira e colocou em campo o meio-campista Cristian Rodríguez. E em seu primeiro lance, o jogador marcou o gol do triunfo uruguaio, aos 17min. O Uruguai abafou o Peru que conseguiu se salvar por duas oportunidades, até Rodríguez aproveitar rebote do goleiro Penny e mandar a bola para o fundo das redes.
Mesmo em vantagem, o Uruguai continuou pressionando e conseguiu marcar o quarto gol no último lance da partida. Cavani recebeu passe de Cristian Rodríguez e deixou o volante Eguren, que havia entrado quatro minutos antes, livre para finalizar a partida e assegurar os três pontos.