Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Homenagens a Mandela marcam cerimônia que teve polêmica por suposto racismo

6 dez 2013 - 14h14
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Evento foi aberto com homenagem a Nelson Mandela; líder sul-africano foi lembrado com minuto de silêncio
Evento foi aberto com homenagem a Nelson Mandela; líder sul-africano foi lembrado com minuto de silêncio
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm

Bolinhas à parte, o evento de definição das chaves para a Copa do Mundo de 2014 teve como marca as homenagens a Nelson Mandela, ex-presidente que liderou a África do Sul na luta contra o apartheid. Isto em uma cerimônia que conviveu com uma polêmica por conta da escolha de apresentadores.

Uma notícia divulgada pela revista Veja, dizendo que os atores Camila Pitanga e Lázaro Ramos teriam sido vetados para a função no sorteio, provocou uma interpretação de racismo nas redes sociais. A polêmica chegou ao ponto de o Ministério Público ter aberto inquérito para apurar o caso. A Fifa diz que a escolha é papel exclusivamente do Comitê Organizador Local (COL) e da organizador do evento (GEO), que negou com veemência a acusação.

A festa teve início justamente com a exibição de um vídeo mostrando Mandela ao lado de dirigentes da Fifa. Com a disputa da última Copa na África do Sul, houve uma forte aproximação do líder com o presidente Joseph Blatter, que na noite da última sexta já havia manifestado pesar pela morte de Mandela em um comunicado oficial.

Zidane compara Seleção Brasileira à França de 1998:

As homenagens tiveram continuação com a entrada de Blatter ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff. A líder brasileira prestou reverência a Mandela com um rápido discurso. "Em memória ao grande líder, o povo brasileiro se inclina diante da memória", disse.

O primeiro número musical da noite seguiu a mesma rotina. Ao cantar ao lado de Alcione a música "Brasil Pandeira", que ficou famosa com os Novos Baianos, o rapper Emicida fez referência ao líder sul-africano em improviso.

Uma das defesas da organização do evento com a polêmica em torno dos apresentadores era de que a maioria das atrações era negra. De fato, depois de Emicida e Alcione entraram no palco Alexandre Pires e Vanessa da Mata. O encerramento ficou por conta de Margareth Menezes e Olodum.

Confira fotos do sorteio dos grupos para a Copa do Mundo 2014    

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade