O ano da Copa do Mundo no Brasil começou com metade dos 12 estádios prometidos para o torneio ainda em construção. A Arena Amazônia, em Manaus é um deles. A previsão inicial de sua inauguração era para 15 de janeiro, mas esta foi adiada em pelo menos um mês por conta de atrasos enfrentados nos últimos meses.
Atualmente, o grande "imprevisto" que impede a capital amazonense de estipular uma data exata para a conclusão de todas as obras é o período de chuvas na região, que acaba atrapalhando a conclusão dos trabalhos.
Outro problema que dificultou o cumprimento do cronograma em Manaus foi o acidente ocorrido em 14 de dezembro do ano passado, quando o operário Marcleudo de Melo Ferreira caiu de uma altura de 35 metros nas obras do estádio e morreu.
O jovem de 22 anos foi a segunda morte registrada na construção da arena amazonense. Em março de 2013, Raimundo Nonato Lima da Costa, de 49 anos, também faleceu após despencar de uma altura de 5 m.
Para o secretário da Copa em Manaus, Miguel Capobiango, há uma coincidência que justifica as duas quedas fatais: o "relaxo" dos operários na utilização dos equipamentos de segurança.
Petraglia cobra governador e prefeito no Paraná sobre Copa: "se encolheram":
"Usar o equipamento de segurança às vezes é chato e nem todos gostam de estar usando. O operário às vezes abre mão por preguiça, então ele relaxa, e é isso que agora nós não podemos deixar", explicou à BBC em Manaus.
"Infelizmente, os dois acidentes aconteceram por uma questão básica de não cuidado do trabalhador no uso correto do equipamento."
Atraso
Após o acidente fatal em dezembro, as obras na Arena Amazônia foram paralisadas por cinco dias e, na retomada, o Ministério do Trabalho tomou uma medida que atrasou o cronograma da entrega.
"Por precaução, o Ministério do Trabalho solicitou que não fosse feito trabalho na cobertura à noite, porque os dois acidentes aconteceram à noite", disse. "Ficou claro que os dois aconteceram por uma falta de observação da segurança do próprio trabalhador, ele tomou a decisão de relaxar e isso não pode acontecer", completou.
Para o Sindicato da Construção Civil de Montagem - ao qual os operários que trabalham na montagem da estrutura da Arena Amazônia estão vinculados -, porém, os acidentes aconteceram por falta de fiscalização do técnico de segurança que tomava conta da obra.
"Se o trabalhador se recusar a usar o equipamento, o técnico de segurança tem que fazer um relatório dizendo isso, para ficar documentado. O técnico deles não foi fazer relatório nenhum", garantiu Cícero Custódio, presidente do sindicato.
Dilma fala sobre atraso nas obras de estádios da Copa:
Cícero ainda informou à BBC Brasil que chegou a notificar o secretário Miguel Capobiango antes do acidente de dezembro de que o relatório sobre a não utilização correta do equipamento de segurança pelos operários não estava sendo feito.
"Eu liguei para ele em outubro, novembro para falar isso e ele disse que não poderia se meter nessa parte de obra porque ele não é gestor do estádio, é o gestor da Copa. Ele disse que não tinha nada a ver com isso", contou.
Sem pressa
O discurso das autoridades da Copa em Manaus agora é de terminar os trabalhos sem pressa, prezando ao máximo pela segurança dos operários.
"Não tem pressa para inaugurar a obra, estamos a cinco meses da Copa", afirmou o secretário. "A preocupação nossa é que ele esteja terminado e possamos testá-lo, mas nós não abrimos mão da segurança do trabalhador."
A nova data para a entrega do estádio, porém, ainda está indefinido. Enquanto o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fala em inaugurá-lo no fim de fevereiro ou começo de março, o secretário da Copa na cidade, Miguel Capobiango, garante a Arena pronta no início do próximo mês.
Veja vídeo da Fifa sobre visita aos estádios da Copa:
"Estamos com quase 96% das obras concluídas, falta finalizar a fachada, a cobertura, fazer as últimas instalações e cuidar do entorno. A arena estará pronta já para começar a testá-la a partir de fevereiro", disse Capobiango à BBC.
Na última quarta-feira, o primeiro estádio dos seis que ainda estavam em obras foi inaugurado. A Arena das Dunas, em Natal, com capacidade para 42.000 pessoas já receberá suas duas primeiras partidas oficiais no final de semana. O Beira-Rio, em Porto Alegre, deverá ser o próximo inaugurado e a Arena Amazônia o terceiro.
Ainda assim, Manaus tem enfrentado problemas com os trabalhadores da obra, que reclamam de estarem recebendo muita pressão para finalizarem os trabalhos.
Alguns deles, ouvidos pela BBC em Manaus, relataram que se sentem bastante pressionados e ainda reivindicaram alguns pagamentos que não teriam sido feitos pela construtora Andrade Gutierrez. Miguel Capobiango nega os problemas com os operários e alega que tudo está em dia com eles.
Mobilidade para depois
Além da Arena Amazônia - que receberá quatro jogos do Mundial, incluindo Inglaterra x Itália - a Copa também previa a conclusão de projetos de mobilidade urbana para a cidade, mas estes ficarão somente para depois do torneio.
Luis Fernandes explica medidas para finalizar Arena da Baixada:
Em entrevista à BBC, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, explicou que, quando assumiu, em janeiro do ano passado, constatou que não teria tempo de concluir as obras de mobilidade previstas até a Copa, mas prometeu tirá-las do papel após o fim do torneio.
"Quando eu cheguei à Prefeitura, eu sabia que faltavam 17 meses para a Copa e eu não poderia fazer nada mais ousado ou qualquer coisa com uma tecnologia melhor, porque não teria tempo para fazer", contou.
"Então nós acertamos que depois da Copa nós vamos cuidar dessa questão da mobilidade urbana. Já tem o empréstimo garantido".
A Arena Amazônia terá capacidade para 44 mil pessoas e está custando R$ 669,5 milhões aos cofres públicos, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério do Esporte em novembro - o orçamento inicial previa um gasto de R$ 515 mi.
A obra em Manaus gerou polêmica pela grande possibilidade de se tornar um elefante branco ao final da Copa. A cidade tem apenas times de futebol na quarta divisão nacional. No campeonato estadual do ano passado, o maior público foi de 5 mil torcedores.
Ainda assim, o prefeito Arthur Virgílio já tem a receita para fazer o estádio render. "Acredito que o primeiro passo depois da Copa deve ser privatizar a arena. E aí eu tenho certeza que o empresário fará jogos de futebol, jogos de volei, vários shows, quem sabe até um UFC", sugeriu.
26 de fevereiro: Arena Amazônia encerra últimos detalhes para receber primeiro teste
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa / Divulgação
26 de fevereiro: Arena Amazônia encerra últimos detalhes para receber primeiro teste
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa / Divulgação
26 de fevereiro: Arena Amazônia encerra últimos detalhes para receber primeiro teste
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa / Divulgação
26 de fevereiro: Arena Amazônia encerra últimos detalhes para receber primeiro teste
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa / Divulgação
26 de fevereiro: Arena Amazônia encerra últimos detalhes para receber primeiro teste
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa / Divulgação
30 de janeiro: Arena Amazônia chegou a 96,21% das obras concluídas para a Copa do Mundo de 2014 - inauguração está prevista para fevereiro
Foto: Divulgação
30 de janeiro: membrana da estrutura metálica deve ter trabalhos finalizados ainda nesta semana
Foto: Divulgação
30 de janeiro: estudantes da Universidade de Iowa, dos Estados Unidos, visitaram Arena Amazônia
Foto: Divulgação
8 de janeiro: os trabalhos ficaram 95% concluídos, faltando apenas terminar a estrutura metálica, partes da arquibancada e obras de acabamento
Foto: Alfredo Fernandes/ Agecom / Divulgação
8 de janeiro: Arena da Amazônia será vistoriada novamente pela Fifa no dia 21 desta mês
Foto: Alfredo Fernandes/ Agecom / Divulgação
8 de janeiro: estrutura metálica ao redor do estádio é o destaque do projeto, mas ainda faltam muitos cuidados para que ela fique pronta
Foto: Alfredo Fernandes/ Agecom / Divulgação
8 de janeiro: os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) do Coroado e da Colina já ultrapassaram 60% de obra concluída e o canteiro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que irá coordenar todas as ações de segurança durante o mundial de futebol, atingiu mais de 63% de obra finalizada
Foto: Alfredo Fernandes/ Agecom / Divulgação
25 de novembro de 2013: com mais de 90% das obras concluídas, a Arena Amazônia já está entrando na fase final antes de receber jogos da Copa do Mundo de 2014
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: destaque do estádio é a construção que cerca as arquibancadas
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: estrutura que cobre as arquibancadas ainda receberá mais membranas
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: em um dos lados do estádio quase todas membranas foram colocadas
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: em outras partes do estádio ainda faltam muitas cadeiras
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: nem todas cadeiras foram colocadas no estádio
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: gramado ainda não está 100% pronto e tem sido prejudicado por obras internas
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: funcionário tenta manter o gramado da melhor forma possível
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: tapumes que protegem as obras destacam a cultura manauara
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: Arena Amazônia será o único estádio da Região Norte a receber a Copa do Mundo
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: obras têm sido ajudadas pelo clima aberto em Manaus
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: região que cerca a Arena está longe de ficar pronta
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: funcionário trabalha para completar as obras da Arena Amazônia
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: assim como em outros novos estádios do Brasil, cadeiras têm cores diferentes na Arena Amazônia
Foto: AFP
25 de novembro de 2013: Arena da Amazônia está perto de ficar 100% concluída
Foto: AFP
12 de novembro de 2013: responsáveis pela Arena da Amazônia anunciaram que estádio chegou a 89.90% de conclusão
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: cobertura da estrutura metálica foi concluída nesta terça-feira
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: coordenador da Unidade Gestora disse que foi finalizada uma das fases mais complicadas da obra nesta terça
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: com crescimento do gramado, próximo passo será a colocação das traves
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: etapa de colocação da membrana da estrutura metálica segue em andamento
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: instalação dos assentos também continua no estádio
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
12 de novembro de 2013: Arena Amazônia recebe os últimos detalhes na reta final para a entrega
Foto: Roberto Carlos/Agecom / Divulgação
7 de novembro de 2013: Obras da Arena da Amazônia chegaram a 88% de conclusão com o início da instalação da membrana de cobertura
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra
7 de novembro de 2013: Obras da Arena da Amazônia chegaram a 88% de conclusão com o início da instalação da membrana de cobertura
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra
29 de outubro: Arena da Amazônia, sede da região Norte do País na Copa do Mundo de 2014, atinge 88% de conclusão, faltando dois meses para a entrega do estádio
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
29 de outubro: Fifa exige que todos os estádios da Copa estejam concluídos em dezembro deste ano
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
29 de outubro: A expectativa é de que até 2 de novembro seja concluído o lançamento das estruturas metálicas de cobertura e fachada
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
29 de outubro: Membrana que dará o formato final da arena foi inspirada em elementos regionais da Amazônia
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
22 de outubro: A Arena da Amazônia atingiu nesta semana o índice de 86,98% de conclusão
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
22 de outubro: A semana foi iniciada com a instalação da membrana na estrutura metálica da cobertura e da fachada
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
22 de outubro: Serão colocados 31 mil m² de material - serão 252 peças no total
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
22 de outubro: A membrana translúcida vai permitir a entrada de luz natural, promovendo de economia de energia elétrica
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
22 de outubro: As principais frentes de trabalho estão concentradas na montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
22 de outubro: Os trabalhos avançam também na instalação dos vidros e as paredes internas dos camarotes, que já começaram a receber os forros
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
30 de setembro: com obras no estágio de 84,03% concluídas, a Arena da Amazônia começou a ganhar gramado
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
30 de setembro: a Arena Amazônia receberá a grama da espécie Bermuda 419, ideal para o clima quente da região amazônica, resistente a pisoteio e que tem certificação pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
30 de setembro: o gramado de Manaus receberá um moderno sistema de irrigação computadorizado, com 35 aspersores
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
30 de setembro: de acordo com as recomendações da FIFA, o novo estádio receberá o sistema de drenagem a vácuo
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
Sede de Manaus da Copa do Mundo de 2014, Arena da Amazônia chega a 83,27% das obras executadas
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
Mais de seis mil assentos já foram instalados nas arquibancadas dos setores oeste, sul e norte
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
A maioria das mais de 40 mil cadeiras será fixada até outubro, mas a conclusão do serviço será apenas em dezembro, após o término da montagem da cobertura
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
Atualmente está sendo feito o sistema de irrigação e preparação do solo para receber as mudas de gramado
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
Arena Amazônia acelera preparação para o Mundial
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
11 de setembro: obras da Arena da Amazônia evoluíram principalmente em três partes - a preparação para receber o gramado; a última parte da cobertura; e a colocação de assentos nas arquibancadas. Com isso, agora o estádio está 80,33% pronto
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: o próximo marco importante da obra é o plantio do gramado, previsto para o final de setembro. O coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto, informou que o gramado já está plantado em uma fazenda em Belém, no Pará, e possui a certificação exigida pela FIFA
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: Segundo o engenheiro da empresa Greenleaf, responsável pela preparação do campo, Josep Codony, atualmente está sendo realizada a instalação dos tubos do sistema de drenagem no subsolo e a colocação de uma camada de seixo
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: a espécie de grama escolhida foi a Bermuda Celebration, que é o tipo recomendado pela FIFA pela sua alta resistência e adaptação ao clima amazônico. A previsão é que o gramado seja plantado até o final de setembro. Parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva.
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: colocação da nova estrutura metálica da cobertura não vai atrapalhar a plantação do gramado, já que será feita a partir do lado de fora, em um método que dará mais trabalho, mas agilizará a obra
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: o terceiro e último carregamento com as peças da estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou a Manaus, vindo de Portugal. A previsão é que o material seja transportado para a arena em uma semana e então comecem os trabalhos para implantação do mesmo
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
11 de setembro: na semana passada, teve início a instalação dos assentos das arquibancadas na Arena da Amazônia. A maioria das mais de 40 mil cadeiras será fixada até outubro
Foto: Alex Pazuello / Divulgação
29 de agosto de 2013: com o começo da instalação dos assentos nas arquibancadas, Arena da Amazônia chegou a 78,77% de conclusão
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
29 de agosto de 2013: com o começo da instalação dos assentos nas arquibancadas, Arena da Amazônia chegou a 78,77% de conclusão
Foto: Eric Gamboa/UGP Copa / Divulgação
13 de agosto de 2013: a construção da Arena Amazônia chega a 76,18% , com um avanço de mais de 11% do início de julho para atualmente
Foto: Chico Batata / Agecom / Divulgação
13 de agosto de 2013: Diversas frentes de trabalho aceleraram o ritmo das obras, com destaque para a instalação das coberturas e da fachada da nova arena do Norte do Brasil
Foto: Chico Batata / Agecom / Divulgação
30 de julho de 2013 - Arena da Amazônia chega a 70,9%, com evolução da montagem da estrutura da cobertura, inspirada em cesto de palha típico da cultura local. O acabamento de áreas como camarotes e banheiros também foi iniciado
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
30 de julho de 2013 - Arena da Amazônia chega a 70,9%, com evolução da montagem da estrutura da cobertura, inspirada em cesto de palha típico da cultura local. O acabamento de áreas como camarotes e banheiros também foi iniciado
Foto: Chico Batata/Agecom / Divulgação
25 de julho de 2013: Arena da Amazônia alcança 68% de índice de conclusão de obras
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
25 de julho de 2013: sede da região Norte no Mundial, o estádio faz a preparação para instalar as cadeiras nas arquibancadas e iniciar a plantação do gramado
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
25 de julho de 2013: a expectativa é que as primeiros 10 mil cadeiras cheguem a Manaus em agosto
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: a plantação do gramado deve ocorrer em setembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: "A montagem da fachada e cobertura está entrando em um ritmo mais acelerado", disse Miguel Capobiango Neto, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa)
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: "Em paralelo temos a preocupação em manter o restante da obra dentro do cronograma para entregarmos o estádio em dezembro, conforme determinação do governador Omar Aziz, emendou o coordenador
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: Arena da Amazônia receberá quatro partidas da Copa do Mundo
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: operários trabalham na área interna do estádio
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
25 de julho de 2013: a previsão inicial para o término das obras era junho de 2013
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Andrade Gutierrez / Divulgação
16 de julho de 2013: o prazo para o encerramento das obras termina em dezembro
Foto: Alfredo Fernandes / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
13 de maio de 2013: foi concluída a montagem das arquibancadas da Arena da Amazônia. Faltam os acabamentos e montagem da cobertura
Foto: Chico Batata / Divulgação
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
12 de abril de 2013: Arena da Amazônia prossegue obras e se aproxima de finalizar as arquibancadas superiores
Foto: Reuters
5 de abril de 2013: com 57% das obras concluídas, a Arena Amazônia recebeu a visita de dirigentes do futebol de Manaus. Ainda neste mês será concluída o lançamento das arquibancadas superiores
Foto: Michael Dantas/ Sejel / Divulgação
5 de abril de 2013: dirigentes ficaram impressionados com estádio. A comitiva foi recebida pelo coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto
Foto: Michael Dantas/ Sejel / Divulgação
5 de abril de 2013: a próxima etapa da construção será o início da montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada, prevista para o mês de maio. Esta etapa seguirá até outubro e a entrega do estádio está prevista para o final do ano
Foto: Michael Dantas/ Sejel / Divulgação
13 de março de 2013: Um dos lutadores de MMA (artes marciais mistas) mais badalados do mundo, José Aldo visitou nesta quarta-feira a Arena da Amazônia, única sede da região norte do Brasil da Copa do Mundo de 2014
Foto: Alfredo Fernando / Divulgação
13 de março de 2013: José Aldo nasceu em Manaus, mas se radicou no Rio de Janeiro
Foto: Alfredo Fernando / Divulgação
13 de março de 2013: O amazonense é o atual dono do cinturão dos penas do UFC, o maior campeonato de MMA do mundo. Na carreira, ele possui um cartel de 22 vitórias e apenas uma derrota
Foto: Alfredo Fernando / Divulgação
24 de janeiro de 2013: A Arena da Amazônia atingiu 51,4% de conclusão para receber a Copa do Mundo do próximo ano
Foto: Chico Batata / Divulgação
24 de janeiro de 2013: As obras no estádio amazonense evoluem agora para a montagem de degraus da arquibancada superior no setor sul e construção de banheiros, camarotes e pódio
Foto: Chico Batata / Divulgação
24 de janeiro de 2013: Manaus receberá quatro partidas da Copa do Mundo, todas elas da primeira fase
Foto: Chico Batata / Divulgação
24 de janeiro de 2013: A única sede do Norte do País na Copa será palco de jogos dos grupos A (do Brasil), D, E e G
Foto: Chico Batata / Divulgação
8 de janeiro de 2013: Única sede da região norte brasileira para a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia vai, aos poucos, ganhando forma para receber o maior torneio futebolístico do planeta
Foto: Chico Batata / Divulgação
8 de janeiro de 2013: As obras, contudo, terão que se apressar para que o cronograma inicial seja cumprido. De acordo com o site oficial do estádio, o prazo inicial de entrega é 30 de junho deste ano
Foto: Chico Batata / Divulgação
8 de janeiro de 2013: O estádio amazonense receberá quatro partidas do Mundial do ano que vem - uma delas do Grupo A, que terá a Seleção Brasileira
Foto: Chico Batata / Divulgação
8 de janeiro de 2013: Todos os jogos da Arena da Amazônia serão válidos pela primeira fase
Foto: Chico Batata / Divulgação
18 de outubro de 2012: a Arena da Amazônia começou a ganhar, no início desta semana, as primeiras vigas que sustentarão as arquibancadas superiores do estádio
Foto: Reuters
18 de outubro de 2012: primeiras estruturas são colocadas no lado leste da construção e podem ser vistas da avenida em frente ao canteiro de obras
Foto: Reuters
18 de outubro de 2012: para auxiliar na colocação das vigas, estádio ganhou guindaste que sustenta até 350 toneladas
Foto: Reuters
18 de outubro de 2012: estádio na cidade de Manaus será a única sede da Copa do Mundo na região Norte
Foto: Reuters
18 de outubro de 2012: operários continuam trabalhando em ritmo acelerado para entregar estádio em dezembro de 2013
Foto: Reuters
Setembro de 2012: Anel inferior da Arena Amazônia, área destinada a torcedores que forem assistir aos jogos da Copa, está quase concluído
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: De acordo com a Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas, o anel inferior deve ser concluído no fim de setembro
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: A etapa de fundações já está pronta, antes mesmo do início do inverno amazônico
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: O período é marcado não por baixas temperaturas, mas por chuvas que atingem a região diariamente, o que atrapalharia o andamento da etapa de fundações da obra
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: Para aproveitar o verão sem chuvas, que termina em dezembro, funcionários trabalham dobrado no canteiro de obras da Arena Amazônia
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: Após a conclusão do anel infeior, terá início a fase das estruturas pré-moldadas, que podem ser manejadas mesmo com chuva
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: A estrutura dos camarotes do estádio de Manaus para a Copa também começam a ser construídas logo após a conclusão do anel infeior
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: A Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas garante que a partir de setembro as obras devem ter o ritmo acelerado, por causa da liberação de verba do Banco Nacional do Desenvolvimento, o BNDES
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: O investimento total do estádio é de R$ 550 milhões, dos quais R$ 400 milhões são do BNDES e o restante é a parte do Governo do Amazonas
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
Setembro de 2012: Com 45% das obras concluídas, Arena Amazônia já muda a paisagem de uma das principais zonas de Manaus
Foto: Gideão Soares/UGP Copa / Divulgação
15 de maio: Arena da Amazônia será a única sede da região norte na Copa do Mundo de 2014
Foto: Divulgação
15 de maio de 2012: O estádio em Manaus, capital do Amazonas, receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014
Foto: Divulgação
15 de maio de 2012: Conforme o cronograma, a Arena da Amazônia será palco de jogos dos grupos A, D, E e G
Foto: Divulgação
15 de maio de 2012: O prazo de conclusão da Arena da Amazônia é dezembro de 2013 - ou seja, o torneio não comporá a lista de sedes da Copa das Confederações, na metade do ano que vem
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.