Na véspera da Copa, Porto Alegre corre para concluir obras
Prefeitura espera terminar obras no entorno do Beira-Rio a tempo da primeira partida sediada no estádio, no próximo domingo
Na véspera da abertura da Copa do Mundo, a cidade de Porto Alegre corre contra o tempo para concluir as obras de mobilidade urbana nos principais acessos ao estádio Beira-Rio, que deve sediar sua primeira partida no próximo domingo. Nesta quarta-feira, a prefeitura reabriu o tráfego de veículos na pista sentido bairro da avenida Padre Cacique, interditada há um ano para a conclusão das obras no Beira-Rio.
Entretanto, ainda há trabalho pela frente. O Terra circulou pelas principais vias do entorno do Beira-Rio e acompanhou o esforço de operários para garantir que tudo esteja pronto a tempo da primeira partida da Copa sediada em Porto Alegre, a ser disputada entre França e Honduras.
Na tarde desta quarta-feira, operários faziam o asfaltamento do Estacionamento A, localizado entre o estádio Beira-Rio e a avenida Padre Cacique. A situação mais preocupante, porém, é a do Estacionamento B, situado no terreno ao lado, entre a rua B e a rua C. Após um longo impasse sobre a destinação do entulho que ocupava o terreno, a área do estacionamento foi dividida em duas partes: uma no nível da avenida Padre Cacique, e outra elevada sobre o entulho, que foi compactado. Apesar de o trabalho parecer quase pronto no trecho plano, já asfaltado, a pavimentação da área elevada ainda nem começou.
Comemorada como uma das principais soluções para desafogar o trânsito em direção à zona sul da cidade, a reabertura da avenida Padre Cacique foi apenas parcial. O corredor de ônibus permanece fechado e, segundo a prefeitura, deve ser liberado nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Gestão dá as obras do entorno do Beira-Rio como “99,9% concluídas”, e garante que tudo estará pronto até domingo.
Trabalho intenso no Centro
Como ponto positivo é possível destacar a duplicação da avenida Beira-Rio que, juntamente com a inauguração do viaduto da avenida Pinheiro Borda, ajudou a dar fluidez ao trânsito em direção ao Centro de Porto Alegre. Sob o ponto de vista das faixas de rolagem, a duplicação está praticamente concluída, restando apenas alguns retoques de sinalização. A passagem dos pedestres, porém, é dificultada, já que muitos operários ainda concluíam a montagem das calçadas nesta quarta-feira.
Outra obra realizada nesta quarta-feira foi a pavimentação de um terreno anexo ao Cais do Porto, nas proximidades da Usina do Gasômetro, que servirá de estacionamento de ônibus de turismo durante a Copa. Perto dali, trabalhadores a serviço da prefeitura faziam reparos no canteiro central da avenida Mauá, provocando bloqueios parciais na via.