Polícia de Salvador divulga esquema de segurança para Copa
Nesta quarta, em entrevista coletiva, o Governo da Bahia anunciou as medidas que serão tomadas para garantir a segurança em Salvador durante a Copa do Mundo. Entre o conjunto de medidas, destaca-se o fato de que a Polícia Militar irá usar óculos com câmeras de videomonitoramento. Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, Mauricio Telles Barbosa, os equipamentos serão utilizados, na maior parte das vezes, durante a realização de possíveis manifestações.
"A polícia irá utilizar os óculos de acompanhamento, que podem servir como provas de possíveis vandalismos", disse o secretário.
As medidas de segurança anunciadas pelo secretário e pelo governador Jaques Wagner incluem, ainda, o aumento da capacidade de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Localizado no Parque Tecnológico, o centro controla, em tempo real, as imagens geradas por 400 câmeras fixas ou instaladas em unidades móveis e viaturas em diversos pontos de Salvador e na região metropolitana.
Durante a Copa, a segurança da cidade será feita por 15,6 mil policiais, entre militares, civis e oficiais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que atuarão com o apoio do CICC. Na coletiva, também foram apresentados os equipamentos especiais da Polícia Militar, já testados em 2013, incluindo um kit antibombas dotado de escâner de raio-x, traje antifragmentação e um robô para o manuseio de artefatos dia a dia.
Haverá ainda, segurança no perímetro do estádio, dos hotéis, centros de treinamento, deslocamentos de delegações, pontos turísticos, portos e aeroportos. De acordo com secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, as ações dos órgãos de segurança pública estaduais e federais são distintas e complementares.
“O planejamento é integrado e cada um atua no seu campo, com as Forças Armadas cuidando do espaço aéreo e das chamadas infraestruturas estratégicas para a Copa do Mundo, e as forças de segurança sendo responsáveis pela atividade de segurança cotidiana”, disse.
Chefes de estado terão esquema de segurança especial
Nesta quarta, também foi realizado um ensaio geral de protocolo para a recepção dos chefes de estado e de outras situações de perigo envolvendo o Mundial, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e na Arena Fonte Nova.
As comitivas oficiais e autoridades serão recepcionadas em Salvador com uma operação de segurança e escolta montada especialmente para a Copa do Mundo. A Força Aérea Brasileira, em coordenação com a Infraero e a Polícia Federal, realizou um simulado no aeroporto, com direito a aeronave, tapete vermelho e uma banda de oficiais, realizando todo o protocolo que receberá as delegações estrangeiras.
Depois da chegada, os chefes de Estado serão escoltados pela Polícia Federal para as hospedagens e também para o estádio, em dias e horários de jogos. Para o traslado também foi montado um esquema especial com motocicletas, viaturas e carros oficiais, que acompanharão as autoridades que assistirem aos jogos da Copa do Mundo na capital baiana.
Os profissionais envolvidos na segurança também foram submetidos a simulações de situações de perigo, na Arena Fonte Nova, como ações terroristas envolvendo reféns, desativação de artefatos explosivos e localização de ameaças químicas ou nucleares.
Entre os envolvidos na segurança da Copa do Mundo, em Salvador, estão representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, além de 2.300 militares das Forças Armadas e agentes municipais.