Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Quatro estádios da Copa terão narração para deficientes visuais

De acordo com a Fifa, os estádios que oferecerão o serviço são os de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

4 dez 2013 - 15h41
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estádio Nacional Mané Garrincha oferecerá atendimento especial para pessoas com deficiência visual</p>
Estádio Nacional Mané Garrincha oferecerá atendimento especial para pessoas com deficiência visual
Foto: Getty Images

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou na terça-feira um novo serviço de narração audiodescritiva para a Copa do Mundo de 2014. O objetivo é permitir que deficientes visuais e torcedores com visão reduzida aproveitem mais do evento. De acordo com a entidade, os estádios que oferecerão o serviço são os de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a Fifa, a audiodescrição é semelhante a uma narração de rádio e consiste na transmissão por radiofrequência de informações sobre os lances da partida. As descrições formuladas por dois narradores por partida para melhorar a compreensão das jogadas poderá ser captada por fones de ouvido individuais em qualquer parte da arena.

Durante os jogos, o profissional narra todas as informações visuais significativas, como linguagem corporal e expressão facial dos jogadores, técnicos, árbitros e torcedores, além de identificar os uniformes e o ambiente do estádio. Quatro voluntários de cada cidade-sede passarão por um treinamento de descrição em áudio.

O serviço é resultado de um trabalho em conjunto da ONG brasileira Urece Esporte Clube, que trabalha com pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, e do Centro de Acesso ao Futebol da Europa (CAFE). Após o Mundial, os equipamentos serão doados a entidades locais voltadas a pessoas com deficiência visual para utilização em futuros eventos esportivos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade