Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, é apresentado ao público
Com o tatu-bola, animal nativo do Brasil, definido para ser a mascote da Copa do Mundo de 2014 e já anunciado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL), só faltava uma apresentação de verdade para o símbolo da maior competição de futebol do planeta. E ela foi realizada em rede nacional de televisão.
A mascote foi mostrada ao público na TV Globo e o responsável pela apresentação foi o ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL. "Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante da equipe de 2014. A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país", destacou o ex-atacante da Seleção Brasileira.
O anúncio se seguiu a uma semana de atividades durante a qual a mascote fez uma série de visitas extra-oficiais ao Brasil. Na praia de Boa Viagem, no Recife, ela distribuiu 2014 bolas azuis, representando o seu casco azul. O tatu-bola também se encontrou com Ronaldo, em São Paulo, e foi apresentado a torcedores brasileiros em formato digital por meio de diversas transmissões de jogos ao vivo. A mascote oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz.
O desenho final foi escolhido pela Fifa e pelo COL após a análise de propostas de agências de publicidade espalhadas pelo país. Assim, o atual desenho do tatu-bola foi escolhido por ser o favorito do principal público-alvo: as crianças.
"É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável. Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da FIFA 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo", afirmou Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA.
A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar a mascote oficial por meio de uma eleição aberta que vai durar até o mês de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi — uma representação de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e Zuzeco.
A mascote oficial do Brasil é a mais recente de uma longa linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais imagens do Mundial, proporcionando à Fifa, ao COL e às outras partes envolvidas uma marca para a realização de campanhas promocionais e de contato com o público.