Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Treino dos campeões: academia cria aula inspirada na Copa

Aula simula treinos de jogadores de futebol, com exercícios que trabalham força e resistência

3 jun 2014 - 10h08
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Aguentar 90 minutos de esforço físico não é para amadores: os jogadores das seleções que se preparam para o Mundial treinam horas e horas para garantir músculos fortes, reflexos ágeis e muita resistência.

Inspirados pelo clima da Copa do Mundo, professores da academia Competition, de São Paulo, pensaram em replicar o treinamento dos atletas em uma aula.

Utilizando aparelhos de ginástica funcional, o professor passa uma série de nove exercícios que são feitos em circuito. São somente três alunos por aula, e ninguém fica parado: o descanso é ativo, e feito no jump, para acelerar a frequência cardíaca e ajudar a eliminar a gordura do corpo.

Tawan Souza, professor da unidade Higienópolis, explica que o objetivo é fortalecer principalmente o core (toda a região do tronco) e os grupos musculares inferiores, muito utilizados pelos jogadores de futebol.

<p>Aula trabalha força dos membros inferiores e chega a queimar 500 calorias por hora</p>
Aula trabalha força dos membros inferiores e chega a queimar 500 calorias por hora
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Apesar de não ter caráter aeróbico, a aula pode eliminar até 500 calorias em uma hora. Diferente da musculação, que trabalha músculos específicos de cada vez, um treinamento funcional pode trabalhar mais de uma região em um mesmo exercício.  “No mesmo exercício consigo usar vários agrupamentos musculares”, explica.

Entre os movimentos, estão agachamentos, ‘piques’ de corrida com tração, e chutes na bola combinados com exercícios que estimulam o equilíbrio.

O abdômen e os braços também são trabalhados, sempre coordenados com algum outro tipo de movimento. “Os jogadores fazem bastante este preparo de fortalecimento do core. Eles também têm muito treinamento de explosão, até porque correm em média 8 quilômetros por partida, e um trabalho muito intenso para os membros inferiores, pois usam muito as pernas."

Mulheres boas de bola

Para a surpresa dos professores, são as mulheres que estão mais engajadas nas aulas. “Uma aluna falou para mim ‘não sabia que eu ia gostar tanto de bola’”, conta Souza.

A atividade também pode ser feita em todas as idades, desde que com acompanhamento, pois o profissional pode avaliar o preparo físico do aluno e indicar a intensidade de cada movimento.

Segundo Souza, a aula não substitui a musculação, mas ajuda a fortalecer e ganhar massa muscular. “O ideal é que as atividades sejam complementares”, reforça.

O profissional afirma que em cerca de dois meses os resultados começam a aparecer: redução de gordura e músculos mais tonificados. “Para ver os resultados é importante seguir uma dieta equilibrada e diversificar as atividades”, afirma. “É sempre bom procurar diferentes estímulos”, completa.

<p>O trabalho de fortalecimento do abdomen também é pesado</p>
O trabalho de fortalecimento do abdomen também é pesado
Foto: Marcelo Pereira / Terra

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/perda-de-peso/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;De 15 a 235 kg, veja casos de quem conseguiu perder peso&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Obesidade e atividade física Obesidade e atividade física

Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade