Última data Fifa tem clássicos, "babas" e 32 times da Copa
A última data Fifa antes do prazo limite de convocação para a Copa do Mundo de 2014 acontece nesta quarta-feira, e as 32 seleções participantes da principal competição de futebol do planeta estarão em campo. É a oportunidade final para treinadores acertarem seus times e jogadores mostrarem serviço. Entre clássicos mundiais, "babas" para favoritos e outros jogos interessantes, o Terra prepara um resumo com as principais partidas do dia.
A Seleção Brasileira entra em campo às 14h (de Brasília) contra a África do Sul, em Johanesburgo, mas o jogo não deve ser um dos mais interessantes desta quarta. Felipão já tem o grupo praticamente definido - Rafinha e Fernandinho são as únicas novidades que serão testadas -, e o jogo é o mais desequilibrado de todos segundo o ranking da Fifa: o Brasil é o nono colocado, enquanto a África do Sul é a 64ª. Uma diferença de 55 posições.
Time 1 | Time 2 | Diferença |
Argélia (26) | Eslovênia (27) | 1 |
Honduras (40) | Venezuela (35) | 5 |
Ucrânia (18) | EUA (13) | 5 |
Inglaterra (15) | Dinamarca (20) | 5 |
Espanha (1) | Itália (8) | 7 |
Um dos jogos que mais chama a atenção é o clássico entre Espanha e Itália, às 18h, em Madri. A partida marca a estreia do brasileiro Diego Costa com a seleção espanhola, e o centroavante pode dar uma opção que faltava ao time de Vicente del Bosque. Outro jogo entre gigantes acontece às 17h, entre França e Holanda, duas equipes fortes que se renovaram bastante desde a última Copa do Mundo.
Time 1 | Time 2 | Diferença |
África do Sul (64) | Brasil (9) | 55 |
Grécia (12) | Coreia do Sul (61) | 49 |
Portugal (4) | Camarões (46) | 42 |
Colômbia (5) | Tunísia (45) | 40 |
Japão (50) | Nova Zelândia (89) | 39 |
Um confronto interessantíssimo acontecerá entre Alemanha e Chile, em Stuttgart, às 16h45. Os alemães têm um elenco poderosíssimo e são apontados entre os favoritos para vencer a Copa; já os chilenos contam com uma geração talentosa e uma proposta ousada e ofensiva com o técnico Jorge Sampaoli. Outra favorita, a Argentina pega a Romênia, na volta de Messi à seleção e no primeiro encontro entre as seleções desde a eliminação alviceleste nas oitavas de final da Copa de 1994.
A "rodada" já começou com o encontro entre Japão e Nova Zelândia. Confira a seguir os outros jogos dos times da Copa.
Confira todos os jogos dos times da Copa nesta quarta-feira:
(Entre parênteses, o ranking da Fifa de cada seleção)
Times classificados ao Mundial estão em itálico
11h - Irã (38) x Guiné (62)
Diferença de ranking: 24
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: O Irã jogou dois dias antes contra o Kuwait pelas Eliminatórias da Copa da Ásia, mas como já está classificado, o técnico Carlos Queiroz usou jovens e fez experiências na vitória por 3 a 2. Já contra a Guiné, a seleção do Oriente Médio vai colocar em campo seus principais jogadores.
11h - Rússia (22) x Armênia (30)
Diferença de ranking: 8
Último encontro: Rússia 3 x 1 Armênia, 04/06/11, Eliminatórias da Euro
Fique de olho: O técnico Fabio Capello reformulou bastante a Rússia desde a participação na Eurocopa de 2012, deixando fora da seleção nomes conhecidos como Arshavin e Pavlyuchenko. É a última chance para ele escolher quais jovens levará à Copa.
14h - África do Sul (64) x Brasil (9)
Diferença de ranking: 55
Último encontro: Brasil 1 x 0 África do Sul, 07/09/12, amistoso
Fique de olho: O Brasil terá duas grandes novidades no time titular: o lateral direito Rafinha e o volante Fernandinho. Este último tem mais chances de carimbar uma vaga na Copa caso tenha uma boa atuação.
14h - Argélia (26) x Eslovênia (27)
Diferença de ranking: 1
Último encontro: Argélia 0 x 1 Eslovênia, 13/06/10, Copa do Mundo
Fique de olho: Além deste confronto ser o mais equilibrado de todos pelo ranking da Fifa, os dois times já se encontraram na última Copa. O promissor meio-campista Nabil Bentaleb, do Tottenham, fará sua estreia pela seleção da Argélia.
14h - Grécia (12) x Coreia do Sul (61)
Diferença de ranking: 49
Último encontro: Coreia do Sul 2 x 0 Grécia, 12/06/10, Copa do Mundo
Fique de olho: Apesar de o jogo ser o segundo mais desnivelado segundo o ranking da Fifa, a Coreia do Sul venceu confortavelmente a Grécia na última Copa. As duas seleções estão classificadas para 2014, e o jogador mais interessante é Son Heung-Min, atacante sul-coreano que joga no Bayer Leverkusen.
14h - Montenegro (52) x Gana (37)
Diferença de ranking: 15
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: Gana caiu em um grupo bastante difícil no Mundial, ao lado de Alemanha, Portugal e EUA, e tem chamado de volta jogadores "veteranos" para a seleção, como Boateng e Essien. Mas o destaque fica por conta dos mais jovens como Ayew e Atsu.
14h30 - Bósnia (17) x Egito (38)
Diferença de ranking: 21
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: A única estreante em Copas do Mundo desta edição, a Bósnia, enfrenta um dilema antes do Mundial: tem um ataque técnico e forte, mas sofre com problemas defensivos. Contra os egípcios, vai encarar um estilo parecido com o do Irã, seu adversário no Grupo F.
15h - Colômbia (5) x Tunísia (45)
Diferença de ranking: 40
Último encontro: Colômbia 1 x 0 Tunísia, 22/06/98, Copa do Mundo
Fique de olho: Cabeça de chave do Grupo C, a Colômbia ainda tenta se adaptar à provável perda de Falcao García para a Copa do Mundo, mas se não tem substitutos à altura, possui jogadores de alto nível para comandar o ataque, como Jackson Martínez e Teófilo Gutiérrez.
16h - Romênia (33) x Argentina (3)
Diferença de ranking: 30
Último encontro: Romênia 3 x 2 Argentina, 03/07/94, Copa do Mundo
Fique de olho: Lionel Messi fará sua volta à seleção argentina após um longo período fora por lesões e será o centro das atenções. Mas o técnico Alejandro Sabella está mais preocupado com a defesa, onde a indefinição de nomes é maior. Também será o primeiro reencontro das seleções desde que a Romênia eliminou a Argentina na Copa de 94.
16h - Ucrânia (18) x Estados Unidos (13)
Diferença de ranking: 5
Último encontro: EUA 0 x 1 Ucrânia, 22/10/93, amistoso
Fique de olho: O jogo seria cancelado por causa da crise na Ucrânia, mas acontecerá no Chipre. Os Estados Unidos têm uma geração nova de jogadores e apresentaram grande progresso com o técnico Jürgen Klinsmann. O astro Landon Donovan está fora do jogo, e a briga deve ser entre Johansson e Altidore para ver quem será o centroavante titular.
16h30 - Áustria (43) x Uruguai (7)
Diferença de ranking: 36
Último encontro: Áustria 3 x 1 Uruguai, 02/07/54, Copa do Mundo
Fique de olho: O técnico Óscar Tabárez tem o grupo do Uruguai praticamente definido para a Copa, mas não terá o atacante Cavani, que se lesionou e foi cortado. O ataque deve ser formado por Forlán e Suárez. O último confronto entre os times aconteceu há longínquos 60 anos, na Copa de 1954.
16h30 - Suíça (6) x Croácia (16)
Diferença de ranking: 10
Último encontro: Croácia 2 x 4 Suíça, 15/08/12, amistoso
Fique de olho: Duas seleções talentosas e técnicas, apesar de não estarem entre as europeias mais badaladas. A Croácia será o adversário de estreia do Brasil e deve colocar em campo o garoto Halilovic, nova contratação do Barcelona. E a Suíça, cabeça de chave do Grupo E, aposta em seus jovens Xhaka e Shaqiri para mudar o estigma de time defensivo.
16h45 - Alemanha (2) x Chile (14)
Diferença de ranking: 12
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: Um confronto inédito e um dos mais esperados desta quarta-feira. Os dois times devem apostar em sistemas sem centroavantes clássicos, muita movimentação, marcação pressão e futebol ofensivo. O Chile é candidato a surpreender um dos favoritos Espanha e Holanda no Grupo B.
16h45 - Bélgica (11) x Costa do Marfim (23)
Diferença de ranking: 12
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: Será um encontro de contrastes: a jovem e promissora equipe belga contra uma geração marfinense que já se aproxima da parte final da carreira. A partida também terá dois dos melhores jogadores do mundo na atualidade, o belga Hazard e o marfinense Yaya Touré.
17h - França (18) x Holanda (10)
Diferença de ranking: 8
Último encontro: Holanda 4 x 1 França, 13/06/08, Eurocopa
Fique de olho: Um dos maiores clássicos do dia, com equipes muito renovadas desde a última Copa do Mundo. O atacante holandês Robin van Persie é dúvida após um mal-estar, mas a partida não terá falta de astros, como Ribéry, Benzema, Sneijder e Robben.
17h - Inglaterra (15) x Dinamarca (20)
Diferença de ranking: 5
Último encontro: Dinamarca 1 x 2 Inglaterra, 09/02/11, amistoso
Fique de olho: Contra um adversário complicado, o técnico Roy Hodgson tem a última chance para observar e fazer inclusões de última hora no time inglês - como o trio do surpreendente Southampton, formado por Lallana, Lambert e Rodriguez. Também precisa definir qual o melhor posicionamento de sua estrela Wayne Rooney.
17h - Austrália (53) x Equador (24)
Diferença de ranking: 29
Último encontro: nunca se enfrentaram
Fique de olho: O Equador perdeu seu principal jogador de ataque, Benítez, que morreu de forma trágica no ano passado. O técnico Reinaldo Rueda ainda tenta adaptar o time sem ele, e a solução vem sendo escalar o meia Valencia, do Manchester United, centralizado para fazer essa ligação entre meio e ataque. Já a Austrália não apresenta nenhum destaque e é candidata séria a "saco de pancadas" no Grupo B, que tem Espanha, Holanda e Chile.
17h45 - Portugal (4) x Camarões (46)
Diferença de ranking: 42
Último encontro: Portugal 3 x 1 Camarões, 01/06/10, amistoso
Fique de olho: Como sempre, os portugueses têm dúvidas no comando do ataque, onde não contam com um centroavante de primeiro nível há anos. Hugo Almeida deve ser titular, mas briga com Postiga e Éder. A principal fonte de gols, é claro, é Cristiano Ronaldo. Já Camarões, que está no grupo do Brasil na Copa, ainda baseia seu jogo no capitão e veterano Samuel Eto'o.
18h - Espanha (1) x Itália (8)
Diferença de ranking: 7
Último encontro: Espanha 0 x 0 Itália (7 x 6), 27/06/13, Copa das Confederações
Fique de olho: Diego Costa fará sua tão aguardada estreia pela Espanha e pode dar uma opção diferente ao tradicional jogo de passes curtos da seleção - no Atlético, ele gosta de lançamentos longos e partir para cima em jogadas individuais. Já os italianos não terão o astro Balotelli, e o técnico Cesare Prandelli precisa definir quais atacantes levará á Copa: os candidatos não empolgam muito, com nomes como Gilardino, Destro e Immobile.
22h - Honduras (40) x Venezuela (35)
Diferença de ranking: 5
Último encontro: Honduras 2 x 0 Venezuela, 10/08/11, amistoso
Fique de olho: O jogo servirá como teste para medir as forças hondurenhas contra uma seleção sul-americana relativamente do mesmo nível do Equador, que será rival no Grupo E ao lado das europeias França e Suíça. Honduras venceu apenas um de seus últimos cinco jogos.
22h30 - México (21) x Nigéria (47)
Diferença de ranking: 26
Último encontro: México 2 x 2 Nigéria, 31/05/13, amistoso
Fique de olho: Após se classificar para a Copa usando apenas jogadores da liga local, o México chamou de volta alguns atletas que atuam na Europa, como o ídolo Chicharito Hernández. E o técnico Miguel Herrera só terá esta chance contra o entrosado time nigeriano para definir quem merece ir ao Mundial.
23h - Costa Rica (35) x Paraguai (49)
Diferença de ranking: 14
Último encontro: Paraguai 2 x 0 Costa Rica, 11/08/10, amistoso
Fique de olho: A Costa Rica é a grande azarona do "grupo da morte" ao lado de Uruguai, Itália e Inglaterra, mas conta com jogadores talentosos: os principais são o atacante Bryan Ruiz, do Fulham, e o meia Joel Campbell, do Olympiacos.