Um vídeo de origem desconhecida que circula na internet desde sexta-feira, dia do sorteio da Copa do Mundo de 2014, tenta provar que o procedimento foi armado e que todo o evento não passou de uma enganação para que a Fifa pudesse manipular as chaves do Mundial. Nesta segunda-feira, o vídeo já conta com mais de 1,7 milhão de visualizações. Clique aqui para assistir.
As imagens mostram que as bolinhas do sorteio dadas ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, são abertas por ele na frente das câmeras, mas depois o dirigente baixa as mãos para trás da bancada antes de mostrar o papel com o nome da seleção ao público. A suspeita levantada é que, neste momento, ele troca os papéis para exibir um país já pré-determinado.
O vídeo chama a atenção para outros detalhes: a bolinha do Brasil, que sabidamente já seria o cabeça de chave do Grupo A, é aberta e tem o papel retirado às vistas das câmeras por Cafu; todas as outras bolinhas são manuseadas por Valcke atrás da bancada. A mesma diferença acontece com as posições dos países nos grupos, que foram sorteadas pela apresentadora Fernanda Lima - ela abre a bolinha e puxa o papel sem tirar o objeto do campo de visão do público.
Segundo o vídeo, outra diferença é que os papéis exibidos por Fernanda Lima voltam a se enrolar quando a apresentadora solta uma das pontas, enquanto os de Valcke permanecem abertos - o que é apontado como um indício de que o secretário-geral não estaria mostrando o papel que estava dentro da bolinha.
A suposta manipulação da Fifa no sorteio também teve outro defensor: uma conta de Twitter chamada "Brasil 2014 Fraude", que escreveu um dia antes do evento que tudo estava armado e publicou corretamente a formação do grupo da Argentina, com Bósnia, Irã e Nigéria. Porém, como destacou o jornal Clarín, esse tipo de "previsão" pode ser forjada caso a conta seja privada - basta tuitar todas as combinações possíveis de grupo, depois apagar as erradas e só então tornar a conta pública, para que outros internautas possam ver a publicação.
No fim da tarde desta segunda-feira, a Fifa se manifestou a respeito do caso. Em comunicado oficial, a entidade disse que o procedimento foi supervisionado por auditores independentes, e lembrou que havia diversas câmeras registrando toda a movimentação.
“Gostaríamos de esclarecer que essas alegações são completamente infundadas. Três representantes da Ernst & Young supervisionaram e validaram todos os preparativos do sorteio”, disse a Fifa na nota. “Além disso, havia pelo menos sete câmeras filmando o sorteio de vários ângulos em todos os momentos: três estavam localizadas no centro, duas nas diagonais (esquerda e direita) e duas câmeras em dollys, sem contar a câmera que filmava diretamente de cima o secretário-geral da Fifa realizando todos os procedimentos”, completou.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado na última sexta na Costa do Sauípe, contou com a presença de diversas celebridades. Passaram pelo "tapete vermelho" desde autoridades até personalidades esportivas, maioria esmagadora no evento ligado ao futebol. Também estiveram presentes belas mulheres, como a atriz global e apresentadora do sorteio Fernanda Lima, além de Ines Sainz, jornalista mexicana. Veja algumas das personalidades que estiveram no sorteio:
Foto: AP / Jefferson Bernardes / Vipcomm
Ines Sainz (jornalista mexicana)
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Fernanda Lima (atriz da Globo e apresentadora do sorteio) e Rodrigo Hilbert (ator da Globo e apresentador do sorteio)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Fernanda Lima (atriz da Globo e apresentadora do sorteio)
Foto: AP
Fernanda Lima (atriz da Globo e apresentadora do sorteio) e Jérôme Valcke (secretário-geral da Fifa)
Foto: Getty Images
Ines Sainz (jornalista mexicana)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Rodrigo Hilbert (ator da Globo e apresentador do sorteio), Dilma Rousseff (presidente do Brasil), Joseph Blatter (presidente da Fifa) e Fernanda Lima (atriz da Globo e apresentadora do sorteio)
Foto: Getty Images
Joseph Blatter (presidente da Fifa)
Foto: Getty Images
Fabio Capello (treinador da Rússia)
Foto: Getty Images
Dilma Rousseff (presidente do Brasil)
Foto: Reuters
Alcides Ghiggia (ex-jogador do Uruguai)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), em homenagem póstuma no telão
Foto: Reuters
Joachim Low (técnico da Alemanha)
Foto: Getty Images
Margareth Menezes e Olodum (músicos)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Emicida e Alcione (músicos)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Marta (jogadora de futebol), Fuleco (mascote da Copa) e Bebeto (ex-jogador de futebol e membro do COL)
Foto: Reuters
Raí (ex-jogador de futebol)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Ronaldo (ex-jogador de futebol e membro do COL)
Foto: Reuters
Vanessa da Mata e Alexandre Pires (músicos)
Foto: Reuters
Zagallo (ex-jogador e ex-treinador de futebol)
Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Companhia de Dança Débora Colkert
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/">Simulador da Copa do Mundo 2014 </a>