Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Boliviana

Seleção Boliviana

Favoritar Time

"Caso Boca" deve custar 5ª vaga sul-americana à Copa de 2018

18 mai 2015 - 17h52
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O vandalismo protagonizado por torcedores do Boca Juniors na partida diante do River Plate, na última quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, pode custar muito caro a todo o futebol sul-americano. Isto porque, de acordo com informações publicadas pelo jornal AS nesta segunda-feira, a Fifa deverá tirar uma das vagas às quais o continente tem direito para a próxima Copa do Mundo, a ser disputada na Rússia, em 2018.

Na verdade, atualmente, a América do Sul tem direito a quatro vagas e meia para o Mundial - já que o quinto colocado das Eliminatórias disputa repescagem contra um representante da Ásia. Segundo a publicação espanhola, contudo, a provável sanção da Fifa vai impedir que uma seleção sul-americana brigue, via repescagem, por aquela que seria a quinta vaga do continente ao próximo Mundial.

Fifa, presidida por Joseph Blatter, quis dar punição exemplar ao Boca
Fifa, presidida por Joseph Blatter, quis dar punição exemplar ao Boca
Foto: Arnd Wiegmann / Reuters

Assim, somente as quatro primeiras colocadas das Eliminatórias da América do Sul teriam lugar na Copa da Rússia, daqui a três anos. E só. A outra “meia vaga” iria para a Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) ou Ásia. A Europa, de acordo com o AS, correria por fora, mas teria como “triunfo” o fato de a Rússia ser o país-sede do torneio - o que tira uma vaga da disputa das próximas Eliminatórias.

Juan Angel Napout é o tual presidente da Conmebol,
Juan Angel Napout é o tual presidente da Conmebol,
Foto: Jorge Adorno / Reuters

Mas e como se deu a decisão da Fifa - que, segundo o jornal espanhol, será oficializada em 29 de maio, durante o LXV congresso da entidade? Depois de uma negociação um tanto quanto complexa com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O AS revela que, na verdade, a entidade continental poderia salvar a quinta vaga da América do Sul para a Copa do Mundo de 2018. Mas, para isto, o Boca teria que ficar mais alguns anos banido de qualquer competição internacional, além de ser excluído da atual edição da Libertadores.

Boca foi excluído da Libertadores 2015, mas pena poderia ter sido pior
Boca foi excluído da Libertadores 2015, mas pena poderia ter sido pior
Foto: Victor R. Caivano / AP

A Conmebol, no entanto, não aceitou a “troca”. A entidade sul-americana, de acordo com a publicação espanhola, entende que ter o time argentino longe de torneios internacionais lhe traria muito prejuízo e, assim, negociou para que a punição fosse “abrandada”. E assim aconteceu: o Boca Juniors foi excluído da Libertadores de 2015, levou multa de R$ 600 mil e terá que jogar as próximas quatro partidas internacionais dentro e fora de casa sem a própria torcida. O preço desta escolha da Conmebol? Segundo o AS, será perder a quinta vaga sul-americana à Copa de 2018.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade