Renato Augusto corre contra o tempo. As dores no joelho esquerdo, consequência de uma inflamação, melhoraram, mas não o suficiente para que voltasse a treinar. Nesta quarta-feira (6), completará uma semana sem contato com a bola.
A demora na recuperação, apesar do tratamento intensivo, preocupa bastante a comissão técnica da seleção brasileira. Por enquanto, a hipótese de corte está descartada. Mas, com a aproximação do início da Copa do Mundo, se a recuperação não avançar o quadro poderá mudar.
O meio-campista tem sido submetido a até três sessões diárias de fisioterapia. Às vezes, até a noite com o auxílio do fisioterapeuta Bruno Mazzioti, que conhece desde que trabalharam juntos no Corinthians. Eles nem foram a Liverpool no fim de semana passada, onde a seleção venceu a Croácia em amistoso por 2 a 0, no retorno de Neymar. Ficaram trancados no CT do Tottenham em sessões intensivas. Ainda assim, o ritmo de recuperação de Renato Augusto é lento.
Gabriel Jesus é o maior artilheiro do Brasil na Era Tite: em 16 jogos, o atacante do Manchester City marcou nove gols. O jogador começou em alta sua passagem na Seleção Brasileira, marcando no seu primeiro jogo, contra o Equador, pelas Eliminatórias. Pelo clube, Gabriel Jesus sofreu com uma lesão no joelho, que o deixou fora dos gramados por meses. Mesmo perdendo espaço no time de Guardiola, o atacante seguiu como homem de confiança de Tite, titular inquestionável do ataque brasileiro.
Foto: Divulgação / Instagram / Lance!
O gol de Neymar contra a Croácia, neste domingo, deixou o jogador do PSG na vice-artilharia da Era Tite, com 8 gols marcados. Neymar sempre esteve em alta na Seleção Brasileira, principalmente sob o comando de Tite, que tirou do camisa 10 a pressão que sofria desde a Copa de 2014. Nesta temporada, um susto: em jogo pelo PSG, Neymar quebrou o metatarso do pé direito, foi submetido à cirurgia, e só voltou a jogar duas semanas antes do Mundial da Rússia.
Foto: OLI SCARFF / AFP / Lance!
O volante Paulinho é o terceiro artilheiro da Seleção sob o comando de Tite, com 7 gols marcados (três deles em uma só partida, contra o Uruguai). Elemento surpresa no ataque do Brasil, o jogador do Barcelona reencontrou seu bom futebol na Seleção Brasileira, chamando a atenção do futebol europeu: na última temporada, após jogar dois anos na China, Paulinho voltou a atuar num grande clube ao assinar pelo Barcelona.
Foto: Pedro Martins / MoWA Press / Lance!
Philippe Coutinho é o quarto artilheiro da Seleção Brasileira na Era Tite, com 5 gols marcados em 16 aparições. A última temporada também foi agitada para o meia brasileiro: Coutinho começou a temporada jogando pelo Liverpool, mas negociando com o Barcelona. O negócio não vingou e as conversas foram retomadas na janela de inverno: por R$ 633 milhões, Coutinho trocou os Reds pelo Barça, e reencontrou o bom futebol ao lado de Messi e cia.
Foto: Mauro Horita / MoWA Press / Lance!
O zagueiro Miranda, da Inter de Milão, é o defensor-artilheiro da Seleção Brasileira sob o comando de Tite, com dois gols marcados. O jogador da Internazionale é um dos homens de confiança do treinador, e sua posição de titular na zaga da Seleção é inquestionável. A nível de clube, Miranda foi um dos destaques da campanha da Inter que levou o time italiano de volta à Liga dos Campeões.
Foto: Pedro Martins / MoWA Press / Lance!
O lateral Marcelo é mais um defensor que aparece na lista de artilheiros da Seleção. Desde que Tite assumiu o comando do time, o jogador do Real Madrid marcou dois gols, um em amistoso com o Japão e outro contra o Paraguai, nas Eliminatórias. A temporada de Marcelo não poderia ser melhor: no fim de maio, o lateral conquistou
Foto: Divulgação / Instagram / Lance!
O meia Willian está entre os jogadores que mais atuaram sob o comando de Tite e soma dois gols no período. Incontestável na Seleção Brasileira, o meia do Chelsea fez boa temporada com os Blues, destaque do time apesar do ano sem títulos.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF / Lance!
Mesmo fora da lista dos 23 convocados para o Mundial da Rússia, o atacante Diego Souza deixou sua marca na Seleção Brasileira. O jogador do São Paulo marcou duas vezes, em amistosos contra Argentina e Colômbia. Na última temporada, Diego Souza teve passagem polêmica pelo Sport, e deixou o clube brigado com a torcida. No Tricolor Paulista, é o artilheiro do time neste Brasileirão.
Foto: SAEED KHAN / AFP / Lance!
Compartilhar
Publicidade
Na terça-feira, quando os jogadores voltaram aos treinamentos, Renato Augusto chegou a ir ao campo. Mas só para ouvir a preleção de Tite. Quando o treino teve início, ele retornou para a fisioterapia. Segundo informações da CBF, ele consegue fazer determinados exercícios. Mas não pode forçar.
Caso Tite tenha necessidade de fazer algum corte por comprovado quadro médico, terá até 24 horas da estreia, marcada para o dia 17, contra a Suíça, para fazê-lo. Nesse caso, poderá chamar qualquer jogador. Mas os meio-campistas do Grêmio Maicon e Arthur estavam na lista dos 12 nomes sobresalentes que a CBF havia enviado à Fifa.
Brasil bate a Croácia por 2 a 0 em amistoso pré-Copa: