Atuação de Raphael Claus em jogo da Inglaterra é criticada por internautas
Árbitro brasielrio chegou a dar 24 minutos de acréscimos somando os dois tempos e ainda marcou pênalti no final de forma duvidosa
A estreia do Brasil na Copa do Mundo veio através do trio de arbitragem na partida em que a Inglaterra aplicou 6 a 2 no Irã. E Raphael Claus teve a arbitragem bastante contestada, principalmente pelos brasileiros já acostumados com sua forma de apitar.
Até o comentarista da TV Globo, Paulo César de Oliveira, criticou a falta de critério de Claus para assinalar pênalti para o Irã, aos 54 do segundo tempo. Isto porque, ainda no início da primeira etapa, o árbitro ignorou um lance parecido de um defensor do Irã em cima do zagueiro Harry Maguire.
Claus ainda deu um total de 24 minutos de acréscimos na partida, sendo 14 no primeiro tempo e dez no segundo tempo, outro motivo que gerou muitas críticas dos internautas. Alguns lembram que, aqui no Brasil, tanto Claus quanto os outros árbitros usam o padrão de três minutos de acréscimos em cada etapa, mesmo que o jogo fique parado por vários minutos por causa de intervenções, inclusive do VAR.
Outra crítica foi a não-marcação de falta de Maguire em cima do defensor iraniano no segundo gol da Inglaterra, marcado por Saka. Segundo alguns, no Brasil, interferência do VAR aconteceria de qualquer maneira e Claus iria até o monitor para marcar falta. No lance em questão, o brasileiro não viu ato faltoso e o árbitro de vídeo respeitou a decisão de campo.
Apesar de ser considerado um dos melhores árbitros do país, tanto que foi indicado para o Mundial. Raphael Claus não vive grande momento e vem sendo muito contestado pelos torcedores, por falta de critério segundo alguns. Um dos lances mais polêmicos recentes do juiz foi na partida entre Flamengo e Internacional, pelo Brasileiro de 2020 - jogada em 2021 - na qual expulsou Rodinei em partida que valia a liderança do nacional e, consequentemente, ajudou o Rubro-Negro a ficar com o bicampeonato.
Claus também foi muito contestado na final do Campeonato Paulista deste ano entre Palmeiras e São Paulo. E as brincadeiras comparando com o Brasileiro rolaram soltas.
"Raphael Claus, goleiro demorando no atendimento, VAR questionável...estou me sentindo vendo jogo do Brasileirão", foi um dos tweets questionando o brasileiro, que teve diversas curtidas.
Wilton Pereira Sampaio é o outro árbitro brasileiro no Qatar. Diferentemente de Claus, para muitos, Wilton realmente vive seu melhor momento na carreira o que o credencia para o Mundial. O brasileiro está na arbitragem de Holanda e Senegal, estreando no mesmo dia de Raphael Claus.