Brasil e Argentina no topo: veja as seleções com mais títulos na história
Mesmo sem ganhar um título por quase 20 anos, Argentina se igualou ao Brasil como os países que mais levantaram taças na história
Como não poderia ser diferente, o Brasil é a seleção mundial que mais vezes foi campeã de forma oficial. E a Seleção tem a companhia de ninguém mais, ninguém menos do que a grande arquirrival: a Argentina. Com a conquista da última Copa América, no Brasil inclusive, os Hermanos empataram com a nossa Seleção com 18 títulos cada. Favoritas, a Copa do Mundo pode ser o grande desempate.
E o Brasil soma os mesmos números porque possui apenas nove Copas Américas até hoje, contra 15 dos argentinos. Em comparação, o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo, enquanto a Argentina venceu apenas duas vezes. A Copa das Confederações também é um grande trunfo para a nossa Seleção. São quatro conquistas contra apenas uma da Argentina.
Se considerar o recentemente criado, Finalíssima, que reúne os campeões da Copa América e da Eurocopa, a Argentina ultrapassa o Brasil por dois títulos, uma vez que aplicou um sono 3 a 0 na Itália e ficou com a taça. O torneio é uma espécie de Supercopa, comum na maior parte do planeta ou até mesmo uma Recopa, no caso da América do Sul. Em 1993, os Hermanos também conquistaram o torneio em cima da Dinamarca. Em 1985, a França venceu o Uruguai neste torneio.
Se contar ainda Olímpiadas, mais uma vez Brasil e Argentina ficam empatadas, isto por causa da história recente brasileiro. Atual bicampeão olímpico (em 2016 e 2021), a Seleção igualou com os argentinos que também somam duas medalhas de ouro em seu histórico e consecutivas também (2004 e 2008).
URUGUAI PODE EMPATAR COM BRASIL E ARGENTINA
O Uruguai é outro que pode surpreender em caso de zera nesta Copa do Mundo. Se superar as expectativas e conquistar seu tricampeonato mundial, a Celeste chegará ao 18º título oficial. Atualmente possui duas Copas e 15 Copas Américas. Nas Olimpíadas, o Uruguai também foi bicampeão, com as medalhas de ouro em 1924 e 1928.
Na terceira colocação e muito atrás do rival, aparece o México. A equipe da América do Norte tem em sua história doze títulos oficiais, sendo 11 vezes a Copa da Concacaf e uma Copa das Confederações, em 1999 e em cima do Brasil. O México nunca conquistou a Copa do Mundo. Se conquistar a sua primeira Copa, fica um pouco mais próximo dos líderes em taças. O México ganhou uma vez a medalha de ouro nas Olimpíadas, em 2012.
ALEMANHA DOMINA A EUROPA
Na Europa, a maior campeã é a Alemanha. Tetracampeã do mundo no Brasil, a seleção alemã também tem em seu currículo três Eurocopas e uma Copa das Confederações. Com seis conquistas aparece a França, que faturou duas vezes a Copa do Mundo, duas vezes a Eurocopa e duas vezes a Copa das Confederações.
Com quatro Copas do Mundo, e fora da atual, a Itália soma seis troféus, assim como a França. Os italianos ainda venceram duas vezes a Eurocopa, sendo os atuais campeões do torneio. A primeira Euro da Azzurra foi em 1968 e sua primeira Copa do Mundo em 1934.
Também fora da Copa, mas com domínio total na África aparece a seleção do Egito,. Atual vice-campeã da Copa das Nações Africanas, a seleção de Mohamed Salah soma sete conquistas, todas da competição continental, somando duas a mais que Camarões, a segunda maior campeã do torneio.
Para se entender o domínio do Egito na África, ele se estende até os clubes. Isto porque na Liga dos Campeões Africanas, por exemplo, o Al Ahly soma dez conquistar, sendo o segundo colocado o Zamalek, também do Cairo e maior rival do Al Ahly, com cinco títulos ao lado do TP Mazembe, da República do Congo.
Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia aparecem empatadas com cinco conquistas cada. A Nova Zelândia venceu cinco vezes a Copa das Nações da Oceania, enquanto a Austrália venceu quatro. Como disputa na Ásia desde 2013, a Austrália já levou uma vez a Copa da Ásia, em 2015.
VEJA O RANKING DOS DEZ MAIORES CAMPEÕES
1º Brasil e Argentina - 18 títulos
3º Uruguai - 17 títulos
4º México - 12 títulos
5º Alemanha - 8 títulos
6º Egito e Estados Unidos - 7 títulos
8º França e Itália - 6 títulos
10º Austrália, Nova Zelândia e Camarões - 5 títulos