Classificação do Japão pode facilitar a vida do Brasil no mata-mata; entenda
Equipe japonesa ajudou a eliminar a Alemanha e ainda tirou a Espanha do caminho da seleção brasileira em uma eventual quarta de final
Após a histórica vitória diante da Espanha por 2 x 1, nesta quinta-feira, 1º, o Japão terminou em primeiro lugar do Grupo E da Copa do Mundo. Com o resultado surpreendente, a seleção japonesa ajudou a eliminar a poderosa Alemanha e ainda tirou os espanhóis do caminho do Brasil, em uma eventual quarta de final.
Pelo chaveamento, a seleção brasileira esperava pegar Espanha ou Alemanha em um cenário de quartas, mas, com os resultados da última rodada do Grupo E, o time de Tite pode encarar o Japão nessa fase.
A Espanha, por sua vez, "escapou" da rota do Brasil. Ao perder para o Japão, a Fúria foi para o outro lado do chaveamento e só enfrenta os brasileiros em uma possível final de Copa.
Os japoneses já haviam surpreendido o mundo do futebol ao conseguir vencer a Alemanha de virada, por 2 a 1. Quando teve a oportunidade de garantir a classificação, o Japão perdeu para a Costa Rica e foi para a última rodada no ''tudo ou nada''.
Entenda o caminho do Brasil:
Com 6 pontos e 2 vitórias, o Brasil lidera o Grupo G. Se avançar em primeiro, a seleção vai encarar nas oitavas o segundo colocado do Grupo H, que, neste momento, é a seleção de Gana.
Avançando nas oitavas, o adversário vem do confronto entre Japão e Croácia, primeiro colocado do Grupo E e segundo do Grupo F, respectivamente.
Antes do início da Copa, Alemanha e Espanha eram as mais cotadas para ocupar a primeira colocação do Grupo E. Assim, a expectativa era de que o Brasil fosse pegar uma das duas seleções nesta etapa.
Agora, o caminho até as quartas está livre de seleções que já venceram o Mundial. Para confirmar esse chaveamento, no entanto, o Brasil precisa seguir em primeiro no seu grupo.