Como surgiu a Copa do Mundo?
A primeira Copa do Mundo foi disputada em 1930, no Uruguai, mas Fifa tinha planos de uma competição internacional desde sua criação, em 1904
Prestes a completar 100 anos, a Copa do Mundo é disputada de quatro em quatro anos desde 1930. Por conta da Segunda Guerra Mundial, o torneio ficou suspenso por 12 anos, entre a Copa da Itália, em 1938, e a Copa do Mundo do Brasil, realizada em 1950.
Com isso, os Mundiais que seriam realizados em 1942 e 1946 não ocorreram. A Copa do Mundo do Catar, que se inicia em 20 de novembro, será a 22ª edição do torneio.
A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, que àquela altura era bicampeão olímpico da modalidade. A escolha da sede e a decisão de se criar um mundial teve papel fundamental de Jules Rimet, que daria nome ao troféu que ficou em disputa até 1970, quando o Brasil se tornou tricampeão mundial.
Pelas regras da época, quem ganhasse três torneios, mesmo que de forma alternada, ficaria com a posse definitiva da taça.
Rimet era o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e em 1928 criou as condições para que o Mundial fosse disputado. O objetivo era ter um campeonato exclusivo de futebol para concorrer os Jogos Olímpicos, comandados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A primeira edição foi disputada com 13 seleções, número que foi ampliado com o passar do tempo para 16, 24 e 32 equipes. Para a Copa do Mundo de 2026 está prevista a participação de 48 seleções.
Depois de mais de 60 anos, em 1991, a Fifa decidiu criar o Mundial feminino, que é disputado nos mesmos moldes do torneio masculino. Enquanto o time masculino tem cinco títulos, entre as mulheres, a melhor colocação foi em 2007, com o vice-campeonato.
Nas 21 edições disputadas até agora, o Brasil tem cinco títulos; Itália e Alemanha quatro cada; Argentina, Uruguai e França têm dois e Inglaterra e Espanha ganharam uma edição do torneio.