Cristiano Ronaldo faz história com gol em pênalti inventado
Craque foi muito importante na vitória de Portugal sobre Gana por 3 a 2
O árbitro do jogo entre Portugal e Gana, o marroquino Ismail Elfath, já devia estar entediado com a quantidade de 0 x 0 no Mundial do Catar. O confronto pelo Grupo H, no Estádio 974, sinalizava um novo empate sem gols (seria o quinto) quando ele resolveu intervir. Inventou um pênalti para o time europeu, num lance em que o defensor ganense tocou a bola com lisura numa disputa com Cristiano Ronaldo.
O veterano atacante, colecionador de uma penca de títulos de melhor do mundo, cobrou com perfeição e fez 1 a 0 para Portugal, decretando assim uma marca inédita – tornou-se o primeiro jogador a marcar pelo menos um gol em cinco edições da Copa do Mundo.
Depois disso, a porteira foi aberta e o jogo se modificou totalmente. Gana partiu para frente com ímpeto e conseguiu o empate, com André Ayew. A seleção africana então se animou para buscar a virada. Com isso, deixou a defesa vulnerável. Depois, em dois ataques velozes, Portugal se impôs novamente e chegou a 3 a 1, com gols de João Félix e Rafael Leão.
No finalzinho, Gana esboçou nova reação, com gol de Bukari.