É forra! Colômbia leva a melhor sobre a Argentina, pelas Eliminatórias
Colombianos perderam a final da Copa América para os Hermanos. Mas, desta vez, levaram a melhor: 2 a 1. James Rodriguez foi o protagonista
No Estádio Metropolitano, em Barranquilla, a Colômbia recebeu a Argentina nesta terça-feira (10/9), pela oitava rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. E nesta reedição da final da Copa América (quando perdeu para os Hermanos), levou a melhor: venceu por 2 a 1. Os colombianos saíram na frente no primeiro tempo, gol do zagueiro Mosquera, de cabeça e passe de James Rodrríguez, o grande peronagem do jogo. A Argentina empatou no início da etapa final, com Nico González, em falha infantil de James!. Mas a seleção da casa voltou a ficar na frente, gol de … James Rodríguez, marcando de pênalti e se redimindo da falha anterior.
A vitória em casa levou a Colômbia aos 16 pontos. Assim, fica apenas dois pontos atrás da líder Argentina, que parou nos 18. Esta foi a primeira vitória dos colombianos sobre os argentinos nesta década. Além disso, os colombianos são os únicos invictos.
Argentina perde a chance; Colômbia, não
No primeiro tempo, enquanto a Colômbia apostava na criatividade de James Rodríguez para chegar ao gol, os argentinos tinham na dupla Lautaro Martínez e Julian Álvarez seus alicerces ofensivos. Foi da Argentina a primeira boa chance, aos 11 minutos. O goleiro Vargas, que já falhara numa saída aérea, recebeu uma atrasada e a perdeu para Álvarez. Contudo, para sorte dos donos da casa, o atacante do Atlético de Madrid chutou e a bola passou em paralelo ao gol vazio.
A Colômbia equilibrava o jogo e conseguiu sair na frente aos 30 minutos. James cobriu escanteio curto para Árias e recebeu de volta. Foi ao fundo e cruzou na cabeça de Mosquera: 1 a 0. O gol fez a seleção da casa jogar de forma mais recuada. Nos minutos finais, a Argentina, com muitos chuveirinhos na área, teve duas oportunidades, mas sem sucesso nos arremates. Nos acréscimos, Muñoz quse ampliou. Entretanto, Mac Allister salvou em cima da linha.
Bola na rede
O segundo tempo começou quente e com gols. Aos dois minutos, James Rodríguez deu péssimo passe para Mosquera. Nico González se antecipou, entrou na área e tocou por baixo de Vargas para empatar o jogo. Contudo, pouco depois, a Colômbia foi ao ataque e Muñoz sofreu falta de Otamendi na área. Depois de cinco minutos, o juiz foi ao VAR. James cobrou e marcou o segundo gol colombiano, aos 14 minutos.
Como ocorreu no primeiro tempo, a Colômbia recuou e deu espaços para a Argentina buscar o ataque. Mas sem conseguir espaços para arremates eficazes. Assim, os argentinos mesmo com um pouco mais de posse (52% a 48%) e finalizações (12 a 7) saiu de Barraquilla com a derrota.
COLÔMBIA 1X0 ARGENTINA
Eliminatórias para a Copa do Mundo - 8ª rodada
Data: 10/9/2024
Local: Estádio Metropolitano, Barranquilla (COL)
COLÔMBIA: Camilo Vargas; Muñoz, Lucumi, Mosquera (Cabal, 43'/2ºT) e Mojica; Richard Ríos, Lerma e Jhon Arias (Castano, 34'/2ºT); James Rodríguez (Portilla, 46'/2ºT), Durán (Córdoba, 34'/2ºT) e Luis Díaz. Técnico: Nestor Lorenzo.
ARGENTINA: Dibu Martínez; Cristian Romero e Otamendi; Montiel (Molina, Intervalo), De Paul (Lo Celso, 28'/2ºT), Paredes (Mac Alister, 18'/2ºT), Enzo Fernández (Dybala, 39'/2ºT), Nicolás González e Lisandro Martínez (Acuña, 18'/2ºT); Lautaro Martínez e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni.
Gols: Mosquera, 26'/1ºT (1-0); Nico González, 2'/2ºT (1-1); James Rodríguez, de pênalti, 14'/2ºT (2-1)
Árbitro: Piero Maza (CHL)
VAR: Juan Lara (CHL)
Cartões amarelos: Durán, Vargas (COL); Montiel (ARG)
Cartões vermelhos:
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.