Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Catar

Entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão de Neymar

Especialista explica que tempo de tratamento depende da gravidade da torsão; não é a primeira vez que Neymar machuca esse tornozelo

24 nov 2022 - 22h18
(atualizado em 25/11/2022 às 00h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Neymar deixa jogo com tornozelo inchado
Neymar deixa jogo com tornozelo inchado
Foto: Molly Darlington / Reuters

Neymar, o craque da seleção brasileira, sofreu uma entorse no tornozelo direito durante o segundo tempo da partida entre o Brasil e a Sérvia, nesta quinta-feira (24), após uma dividida com o lateral sérvio Milenkovic. Com a lesão, há possibilidade do atacante ser um desfalque no jogo de segunda-feira, 28, quando o Brasil enfrenta a Suíça, em jogo válido pelo Grupo G da Copa do Mundo do Catar

Após sofrer a entorse, também chamada de torção, o camisa 10 precisou ser substituído. O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, afirmou que há necessidade de "aguardar 24h, 48h" para fazer uma nova avaliação da situação do atacante. Ao Terra, a fisioterapeuta especialista em esporte Flora Pitta afirmou que, em casos assim, a recuperação do tornozelo pode ocorrer em tempo variável, dependendo da gravidade. 

De acordo com Flora, a entorse ocorre quando há "um deslocamento em maior amplitude do que o movimento fisiológico do tornozelo" e causa dor, edema e, às vezes, tensão muscular. "Um movimento de entorse normalmente acontece em inversão ou eversão. No caso de Neymar, ocorreu uma inversão, pois vemos que o pé dele virou para dentro", explica. 

Neymar lesionou o tornozelo durante partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Neymar lesionou o tornozelo durante partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Foto: Molly Darlington/Reuters

A especialista destaca que esse tipo de lesão é classificado em três níveis de gravidade: o grau 1, quando há estiramento ligamentar; o grau 2, quando há lesão ligamentar parcial; e o grau 3, quando ocorre lesão ligamentar total.

"É muito comum esse tipo de lesão no esporte", afirma a fisioterapeuta. Segundo Flora, não é possível determinar quanto tempo Neymar levará para se recuperar. Ela diz acreditar que ele não participará do jogo de segunda-feira. "Acredito que ele será poupado para outros jogos e ficará em tratamento porque o Neymar já teve outras lesões neste mesmo tornozelo, não é a primeira vez. Ele já tem problema com esse tornozelo há um tempo". 

Em 2019, o craque ficou fora da Copa América, disputada no Brasil, após sofrer uma entorse, e os médicos detectarem um rompimento ligamentar no tornozelo direito, o mesmo que torceu nesta quinta-feira. Naquele ano, o jogador sofreu a lesão no início do amistoso em que o Brasil derrotou o Catar por 2 a 0, no Mané Garrincha.

Tratamento e gravidade

De acordo com Flora, uma entorse de grau mais leve pode levar poucos minutos para a recuperação, mas, em casos mais graves, pode ser necessário de 8 a 12 semanas para a pessoa se recuperar completamente e, em algumas torsões, pode ser preciso a realização de procedimento cirúrgico.

Flora concorda com o posicionamento do médico que acompanha Neymar, de não determinar ainda a data de retorno do craque ao campo, pois, neste caso, é necessário fazer exames de imagem e observar se surgirá algum hematoma, que indica se houve rompimento de algum vaso sanguíneo. 

O tratamento, conforme explica a fisioterapeuta, consiste em fisioterapia, repouso, aplicação de compressas de gelo e uso de anti-inflamatórios.

"A fisioterapia do Neymar já começou quando ele estava em campo. Se ele fosse meu paciente, neste caso, a primeira coisa que eu faria seria colocar uma botinha nele e não deixá-lo pisar no chão. Hoje temos muitos recursos na fisioterapia, como o laser e o ultrassom terapêutico para reparo do tecido. No caso dele, acredito que possa ocorrer dele ficar umas duas semanas em repouso", afirma. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade