Equador segura Chile fora de casa e encaminha vaga na Copa do Mundo
Chile é melhor, domina partida em Santiago, mas não sai do 0 a 0 e segue em último com chances remotas de vaga. Valencia tem gol anulado
Chile e Equador fizeram um jogo bem carente de bom nível técnico e ficaram apenas no 0 a 0 nesta terça-feira (25), no Nacional de Santiago (CHI) pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Vale lembrar: faltam quatro rodadas.
Com o resultado, o Chile segue em último lugar (são seis vagas diretas e mais uma para repecagem, com 10 na disputa) com apenas 10 pontos. Matematicamente, ainda há chance de se classificar, afinal, o Paraguai é o sexto com 20 e a Venezuela encontra-se em sétimo, com 15. Entretanto, o clima é de que só um milagre coloca os chilenos no Mundial. O Equador, por sua vez, é o segundo com 23 e pode se classificar na próxima rodada.
O treinador Sebastian Beccacece, do Equador, promoveu a estreia do volante Darwin Guaguá como atleta profissional. Isso mesmo. O jogador da base do Independiente Del Valle jogou primeiro profissionalmente do que por um clube. O jovem de 17 anos foi titular, mas acabou sendo o primeiro substituído, aos 15 minutos do segundo tempo. Aravena, atacante do Grêmio, não saiu do banco.
O adolescente, naturalmente, é desconhecido do grande público brasileiro. Entretanto, o Equador contou com velhos conhecidos como os atacantes Valencia (Inter) e Plata (Flamengo), e o volante Alan Franco (Atlético-MG). Zagueiro do Corinthians, Félix Torres entrou no segundo tempo.
O Chile também contou com velhos conhecidos, como o atacante Vargas, ex-Galo e Grêmio, e o volante Vidal, que passou pelo Flamengo. Ambos foram titulares e substituídos na etapa complementar. Quem entrou no segundo tempo foi o meia Luciano Cabral, que defendeu o Athletico-PR em 2016, ficou quatro anos preso mais tarde por homicídio e agora segue na ativa aos 29 anos. O volante Aránguiz, ex-Inter, entrou no segundo tempo.
O Chile dominou a partida e teve as melhores oportunidades ao longo dos 90 minutos. A primeira boa oportunidade veio com o volante Pizarro. Depois, o atacante Dario Osório, o lateral Oyola e novamente Pizarro levaram perigo ao gol do Equador. Enner Valencia até respondeu com uma finalização para a Colômbia, mas estava em posição irregular.
O Chile, que contou com muitos jogadores já na casa dos 35 anos, caiu de intensidade no segundo tempo. Assim, viu o Equador crescer de rendimento no segundo tempo. Valencia arrancou na reta final e fez um belo gol aos 47 do segundo tempo, mas o lance foi anulado no detalhe.
As equipes voltam a campo na primeira semana de junho. O Chile receberá a Argentina, enquanto o Equador enfrentará o Brasil, em jogo que pode classificar a Seleção Brasileira par ao Mundial.
CHILE 0 X 0 EQUADOR
14ª rodada das Eliminatórias da América do Sul
Data: 25/3/2025 (terça-feira)
Local: Estádio Nacional de Santiago, no Chile
Gols: -
CHILE: Cortés; Loyola, Maripán, Paulo Díaz e Suazo; Echeverría (Aránguiz, aos 31/2ºT) , Vidal (Luciano Cabral, aos 31/2ºT) e Pizarro (Pavez, aos 31/2ºT) ; Valdés, Vargas (Zampedri, aos 31/2ºT) e Darío Osorio Técnico: Ricardo Gareca
EQUADOR: Galindez, Ordónez, Pacho, Hincapié e Estupiñan (Félix Torres, aos 36'/2ºT); Vite, Alan Franco, Moisés Caicedo e Guagua (Corozo, aos 14/2ºT); Plata e Valencia Técnico: Sebastián Beccacece
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Martin Sopp (URU)
VAR: Andres Cunha (URU)
Cartões amarelos: Loyola (CHI); Plata e Ordonez (EQU)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.