Japão e Espanha se classificam e vão enfrentar Croácia e Marrocos; veja datas
Com os japoneses em primeiro, o Brasil pode ter caminho facilitado, pegando os asiáticos ou croatas nas quartas de final
As seleções de Japão e Espanha estão classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, 1º, os japoneses viraram para cima da campeã mundial de 2010 e ficaram em primeiro lugar do grupo E. Os espanhois ficaram com a segunda colocação. A Alemanha venceu a Costa Rica, mas está eliminada.
- Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.
O Brasil esperava pegar Espanha ou Alemanha em uma possível quarta de final. Com o resultado desta quinta-feira, o Japão está no caminho brasileiro.
Japão e Espanha vão enfrentar Marrocos e Croácia, respectivamente, que se classificaram nos jogos que aconteceram nesta quinta mais cedo, pelo grupo E.
Jogos das oitavas de final
- Japão x Croácia - segunda-feira, 5, às 12h (horário de Brasília)
- Marrocos x Espanha - terça-feira, 6, às 12h (horário de Brasília)
Outros jogos das oitavas de final já tinham sido definidos durante a semana (veja abaixo). Os últimos dois confrontos das oitavas serão confirmados nesta sexta-feira, 2.
Vale destacar que Brasil e Portugal já carimbaram o passaporte para a próxima fase, e os jogos desta sexta só irão definir se eles avançarão em primeiro ou segundo em seus respectivos grupos.
- Holanda x Estados Unidos - sábado, 3, às 12h (horário de Brasília)
- Argentina x Austrália - sábado, 3, às 16h (horário de Brasília)
- França x Polônia - domingo, 4, às 12h (horário de Brasília)
- Inglaterra x Senegal - domingo, 4, às 16h (horário de Brasília)
3ª rodada do grupo E
A terceira rodada do grupo E foi maluca. No primeiro tempo, tudo caminhou como o esperado, com Espanha e Alemanha vencendo por 1 a 0 e conseguindo a classificação. Na segunda etapa, Japão e Costa Rica conseguiram a virada no placar. Os alemães empataram diante dos centro-americanos com gol de Kai Havertz.
Eliminados
A Alemanha foi uma das decepções da fase de grupos. A equipe foi derrotada pelo Japão, de virada, e logo depois empatou com a Espanha. No fim, venceu a Costa Rica, mas acabou dando adeus à Copa, assim como os costarriquenhos. Já a Costa Rica começou a competição sofrendo uma goleada de 7 a 0 e deu indícios de que seria o 'saco de pancadas' do grupo.
Campanha da Espanha
Os espanhóis começaram com tudo na Copa do Mundo, fazendo 7 a 0 na Costa Rica, aplicando a maior goleada da competição. Em seguida, ficaram no empate com a Alemanha em 1 a 1, sofrendo gol no fim e partindo para a última rodada ainda sem se classificar.
Campanha do Japão
Os japoneses surpreenderam o mundo do futebol ao conseguir vencer a Alemanha de virada, por 2 a 1. Quando teve a oportunidade de garantir a classificação, o Japão perdeu para a Costa Rica e foi para a última rodada no ''tudo ou nada''.
Retrospecto em Copas
A seleção espanhola participa de sua 16ª edição da Copa e, apesar de ter fortes equipes, a seleção espanhola foi campeã do mundo apenas em 2010.
A seleção japonesa participa em 2022 de sua sétima edição e, desde a sua primeira participação em 1998, participa de todas as edições da Copa do Mundo. Os melhores desempenhos da seleção japonesa foram em 2002, quando o Japão foi uma das sedes, em 2010 e em 2018, chegando às oitavas de final.