O que a Argentina precisa fazer para escapar da eliminação na Copa do Mundo
Equipe de Lionel Messi decide destino no Mundial em duelo com a Polônia, às 16h desta quarta-feira
Nesta quarta-feira, a Argentina conhecerá seu destino na Copa do Mundo do Catar. A equipe de Lionel Scaloni e Lionel Messi entra em campo contra a Polônia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio 974, dependendo apenas de si para avançar para as oitavas de final do Mundial. Porém, a possibilidade de eliminação na fase de grupos ainda existe.
Com três pontos conquistados, a equipe sul-americana é a segunda no Grupo C, atrás da Polônia, com quatro. Na estreia, os argentinos foram superados pela Arábia Saudita por 2 a 1. Na sequência, bateram o México por 2 a 0 e seguiram vivos na chave. A Argentina soma 3 gols feitos, dois sofridos e um gol positivo de saldo, números importantes para a matemática da classificação.
Caso a Argentina vença a Polônia, os sul-americanos estão automaticamente nas oitavas de final do torneio —avançando na primeira posição do Grupo C, se a Arábia Saudita não vencer o México por uma diferença superior a dois gols. A Argentina não perde a primeira posição em caso de empate ou triunfo mexicano.
Em caso de empate com a Polônia, contas deverão ser feitas. A Arábia Saudita precisaria empatar ou perder para o México, que não pode vencer por mais de dois gols de diferença. Se os mexicanos conquistarem uma diferença de três gols, o saldo de gols entra na análise.
Em caso de empate nesse critério, a Argentina passa por ter vencido o confronto direto, que é o próximo critério de desempate da Copa. Se o México vencer a Arábia Saudita por mais de quatro gols, a Argentina dá adeus ao sonho da classificação e da conquista do tricampeonato.
Em caso de derrota para a Polônia, a Argentina dará adeus à Copa, independentemente do resultado da partida entre Arábia Saudita e México, que também será realizada às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. O Estadão acompanha Argentina x Polônia e Arábia Saudita x México em tempo real.
No chaveamento do Mundial, as duas seleções classificadas do Grupo C encaram as classificadas do Grupo D, que serão conhecidas nesta quarta-feira, 12h (horário de Brasília). A já classificada França encara a Tunísia, no Estádio Cidade da Educação, e Austrália e Dinamarca duelam no Estádio Al Janoub.