Portugal x Marrocos: números, curiosidades, craques e mais do jogo pelas quartas da Copa
Partida acontece neste sábado, 10, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al Thumama
Depois de avançarem nas oitavas de final, Portugal e Marrocos agora estão de olho nas quartas de final da Copa do Mundo. Neste sábado, 10, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al Thumama. Enquanto os europeus já têm experiência nesta fase, a seleção africana faz sua estreia nesta fase.
Os marroquinos dispensaram o favoritismo da Espanha e despacharam os europeus após vencerem nos pênaltis, por 3 a 0, depois de empate sem gols no tempo normal. Apesar da falta de efetividade do time de Luís Enrique, a defesa do time de Marrocos se destacou, em especial, o goleiro Bono, que acabou sendo o herói do jogo.
Já Portugal não tomou conhecimento da Suíça e fez o maior placar da fase eliminatória até então. Sem Cristiano Ronaldo, que esteve no banco, Portugal contou com o brilho do jovem de 21 anos, Gonçalo Ramos e goleou os suíços por 6 a 1.
A trajetória de Portugal e Marrocos até as quartas
Na fase de grupos, Portugal disputou vaga nas oitavas com Uruguai, Gana e Coreia do Sul. A equipe de Fernando Santos venceu Gana na estreia, por 3 a 2, em jogo que Cristiano Ronaldo atingiu a marca de primeiro jogador a balançar a rede em cinco Copas diferentes. Os outros gols foram marcados por João Félix e Rafael Leão.
No duelo seguinte, com o Uruguai, Portugal teve menos dificuldades e bate a Celeste por 2 a 0, com dois gols de Bruno Fernandes. No último jogo da fase de grupos, os lusitanos perderam para a Coreia do Sul, de virada, por 2 a 1. Depois, se classificaram às quartas, vencendo a Suíça, por 6 a 1.
Marrocos fez história logo na fase de grupos, ao se classificar em um grupo em que não era favorito, ainda deixando a Bélgica para trás. Na estreia, a seleção africana empatou sem gols com a Croácia. Depois, venceu os belgas, por 2 a 0, complicando os europeus no grupo. Depois, bateu o Canadá, por 2 a 1. Já nas oitavas, eliminou a Espanha, nos pênaltis, por 3 a 0.
Histórico de Portugal x Marrocos em Copa do Mundo
Portugal e Marrocos já se encontraram duas vezes em Copas do Mundo. O primeiro embate entre os times aconteceu na Copa do mundo de 1986, ainda na fase de grupos. naquela ocasião, os marroquinos levaram a melhor e bateram os portugueses por 3 a 1. O único gol dos europeus foi marcado pelo meia Diamantino, enquanto Abderrazad Khairi (duas vezes) e Krimau fizeram para os africanos.
O último duelo entre eles é mais recente. Em 2018, também se enfrentaram pela fase de grupos da Copa que aconteceu na Rússia, naquele ano. Dessa vez, Portugal venceu por 1 a 0, com gol de Cristiano Ronaldo.
O encontro entre melhor defesa e melhor ataque
O Marrocos sofreu apenas um gol em quatro jogos disputados nesta Copa do Mundo, sendo assim, a melhor defesa da competição entre os classificados às quartas de final. Na fase de grupos, os marroquinos levaram apenas um gol do Canadá, na última rodada, mas venceram o embate.
Dessa forma, os africanos colocarão à prova a solidez de sua defesa frente ao melhor ataque da Copa do Mundo, que é o de Portugal, com 12 gols marcados - seis deles apenas contra a Suíça. O ataque português, porém, vem sofrendo mudanças. No duelo das oitavas, Fernando Santos colocou Cristiano Ronaldo no banco, dando lugar a Gonçalo Ramos, que fez o primeiro hat-trick no Catar.
Com CR7 em baixa, Gonçalo Ramos pede passagem na seleção portuguesa
Antes de ser titular nas oitavas de final da Copa do Mundo, Gonçalo Ramos havia jogado apenas alguns minutos na competição, durante a fase de grupos. Além de marcar três gols no duelo contra a Suíça, o jovem se tornou o primeiro maior finalizador de um único jogo da Copa, com cinco chutes no alvo.
Portugal, então, chega cheio de confiança, já que viu um time inteiro fazer uma das melhores aparições, de forma coletiva. O meia-atacante do Atlético de Madrid, João Félix também foi um dos destaques na partida, mostrando entrosamento com Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Herói das oitavas, Bono chega como destaque
O goleiro Yassine Bono foi o grande nome da classificação marroquina às quartas de final. Nas penalidades, o goleiro defendeu as cobranças de Carlos Soler e Busquets. No entanto, sua boa atuação não foi somente nos pênaltis, já que durante a partida, foi fundamental, fazendo defesas difíceis após chutes de Sarabia e Pedri, evitando a Espanha de abrir o placar.
O jogador também disputou os jogos contra Croácia e Canadá. Contra a Bélgica, Bono sentiu dores logo após a execução do hino nacional e deu lugar à Munir.
Outros destaques
A seleção de Marrocos, apesar de não ter nomes tão famosos no ataque, ao contrário de seu adversário, se destaca com jogadores que apoiam bem defensivamente. No último duelo, outros nomes importantes para segurar o 0 a 0 foi Sofyan Amrabat e Achraf Hakimi.
Outra peça importante para o time de Walid Regragui é Ziyech. O jogador do Chelsea, não vivia um bom início de temporada pelos Blues. No entanto, junto da seleção de Marrocos tem aproveitado para reerguer seu futebol. Nesta Copa, ele tem apenas um gol, marcado contra o Canadá.